A Conmebol deve anunciar em breve as sedes das finais da Libertadores e Sul-Americana de 2023. O Beira-Rio concorre com outros 12 estádios sul-americanos para receber uma das partidas. Conforme Luciano Hocsman, presidente da FGF, há esperança de a casa do Inter ser escolhida.
— No final de 2019, Porto Alegre apresentou a proposta para sediar uma das finais em 2023. O estádio apresentado foi o Beira-Rio. Estamos no páreo. Vamos torcer e fazer movimentos necessários para trazer uma dessas finais para o nosso Estado — afirmou Hocsman em entrevista ao "Show de Bola" da Rádio Gaúcha.
A grande final da Libertadores está marcada para 11 de novembro de 2023. Por outro lado, a decisão da Sul-Americana está prevista para 28 de outubro de 2023. Conforme o colunista de GZH Eduardo Gabardo, o Beira-Rio não é o favorito e duas cidades colombianas ganharam força: Barranquilla (Estádio Roberto Meléndez) e Medellín (Estádio Atanasio Girardot). Nos bastidores da Conmebol, porém, Buenos Aires é vista como forte candidata.
A capital federal da Argentina concorre com três estádios: La Bombonera (Boca Juniors), Monumental de Núñez (River Plate) e Nuevo Gasometro (San Lorenzo). Ainda há outros três em cidades próximas de Buenos Aires: Estádio Libertadores de América (Independiente) e El Cilindro (Racing), ambos em Avellaneda, e Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata.
Copa Sul-Minas
Hocsman também respondeu sobre a possibilidade de retomada da Copa Sul-Minas na próxima temporada. O presidente da FGF descartou a hipótese, porém garantiu que em 2024 a competição poderá ser realizada.
— Para 2023 é impossível. Surgiram algumas notícias, pois o meu colega da federação mineira fez alteração em seu campeonato, já preparando algo para 2024. Nós conversamos ao longo desse ano, mas, em um curto espaço de tempo, a CBF não aprovou a proposta — destacou Hocsman.
— Creio que temos todo o 2023 para conversar entre as Federações e a CBF para saber se é possível realizar, observando principalmente o ponto de vista financeiro e comercial. Temos que ver se é possível, respeitando os Estaduais — concluiu.