A noite de quarta-feira (27) foi de comemoração para os torcedores do Inter. Apesar de uma atuação abaixo do esperado, a vitória de virada sobre o Ceará, por 2 a 1, no Beira-Rio, valeu a classificação matemática à fase de grupos da Libertadores de 2023, aumentou a invencibilidade da equipe para 13 jogos — a maior na Era dos pontos corridos — e adiou a conquista do título brasileiro do Palmeiras.
Por conta de tudo isso e das circunstâncias do jogo, em que o Inter teve desfalques de última hora, saiu atrás no placar e conseguiu superar um adversário fechado, o técnico Mano Menezes tratou de valorizar o poder de reação dos jogadores.
— Você vê o quanto a equipe evoluiu em jogos como esse. Não é um mata-mata, mas são jogos emblemáticos nos pontos corridos que vão mostram que a equipe não se assusta mais, que não se entrega com facilidade. Quando surgirem novos desafios, vamos aproveitar situações como essa para estarmos mais maduros — destacou na entrevista após a partida.
O presidente do clube, Alessandro Barcellos, também salientou a importância do resultado. Não apenas pela classificação antecipada à fase de grupos da Libertadores, mas também para deixar o torcedor mais próximo da equipe e possibilitar uma posição melhor para o Inter ao final do campeonato.
— Ressaltar a importante campanha que esse grupo, sob o comando do Mano, atinge. É um número expressivo sem derrotas. É a sequência mais positiva do Inter recentemente em Campeonatos Brasileiros. Temos de convocar o torcedor. Temos duas partidas ainda no Beira-Rio. Uma boa classificação nos ajudará muito — afirmou Barcellos.
O discurso é o mesmo no grupo de atletas, de dedicação até o final para terminar o campeonato da melhor forma possível. Artilheiro do Inter na temporada, com 10 gols, Edenilson voltou a marcar diante do Ceará e falou sobre a vaga direta no torneio continental.
— Era um dos objetivos do clube. Ficamos felizes, mas ainda não acabou. Ainda temos os jogos finais, tem muita coisa em jogo ainda. Agora vamos focar para a próxima partida — disse o camisa 8.
Porém, mesmo que restem mais quatro jogos pela frente, o técnico Mano Menezes destacou que o planejamento para a próxima temporada já começou. Ainda que o presidente Alessandro Barcellos tenha dito que fará um balanço quando terminar o campeonato, o treinador garantiu que o clube tem se adiantado nas avaliações para 2023.
— Não posso detalhar muito (o planejamento). O clube tem trabalhado bastante para adiantar as avaliação que precisam ser feitas. A nossa realidade não é a de contratações milionárias. Quem não tem essa condição, precisa ter outra capacidade. Precisa estar na frente dos outros nas análises. Temos de ser extremamente profissionais. Sempre falo que a primeira coisa quando se tem um grupo de qualidade é não perder esses jogadores de qualidade. Isso é o primeiro passo. Dentro da avaliação que temos, manter a maioria dos jogadores e depois, pontualmente, aumentar a capacidade com algumas contratações pontuais — disse Mano.
Para uma equipe que começou o Brasileirão sob desconfiança, temendo o risco de rebaixamento, um segundo lugar com classificação antecipada à fase de grupos da Libertadores precisa ser comemorado. A sequência de bons resultados do Inter nesta reta final de competição, mais do que a posição do time no campeonato, mostra que o caminho para a próxima temporada está bem edificado. Restará ao clube dar continuidade e acrescentar as peças que faltam para que o 2023, enfim, tire a equipe da fila dos títulos.