Após a divulgação da CBF do calendário do futebol brasileiro para 2023, o Inter deverá confirmar a realização da pré-temporada entre dezembro de 2022 e a primeira quinzena do próximo ano. O planejamento já está esboçado pela comissão técnica e deverá ser sacramentado em algumas semanas. A ideia é aproveitar a estrutura do CT Parque Gigante para os atletas ficarem bem condicionados visando as competições.
O assunto já estava bem alinhavado entre direção, departamento de futebol e comissão técnica há dois meses. A projeção, segundo a CBF, é de que o Brasileirão seja finalizado em 13 de novembro com a última rodada no Beira-Rio entre o Colorado e o Palmeiras. Com isso, o recesso de um mês será concedido ao elenco e a reapresentação em meados de dezembro (legalmente a partir do dia 14). No cronograma esboçado pelo clube, entre o Natal e o Ano Novo um recesso de alguns dias será concedido.
Diferentemente de anos anteriores, quando o período para partidas oficiais foi mais encurtado, desta vez, a comissão técnica e jogadores poderão trabalhar por cerca de um mês. Sendo assim, a estreia oficial no Gauchão 2023 está agendada para o final de semana de 14 e 15 de janeiro. Logo, os 30 dias de trabalhos físicos e táticos serão concedidos para Mano Menezes e seus auxiliares ajustarem os preparativos. Está praticamente descartada a hipótese de saída para realização de atividades em outras cidades.
Outra questão avaliada nos bastidores do estádio Beira-Rio é a presença dos principais atletas em campo no estadual. O treinador, que já teve o contrato renovado para a próxima temporada, entende que com o cenário atual será possível atuar com o time profissional na largada da competição local.
Na briga pelo título nacional, o Inter projeta estar na fase de grupos da Libertadores. Desta forma, a estreia no torneio continental na etapa mais avançada está prevista apenas para o mês de abril. Logo, a comissão técnica terá tempo para realização de testes no decorrer dos primeiros meses do ano.