A decisão sobre o lateral-direito que enfrentará o Bragantino sairá nos treinos desta segunda (26) e desta terça-feira (27). E está cada vez mais nítida a tendência de que Mano Menezes opte por Igor Gomes para ocupar o lugar de Fabricio Bustos em detrimento à experiência de Gabriel Mercado. A ideia do treinador é de manter a dupla de zaga que está consolidada e só perdeu uma vez. Assim, promoveria a estreia do jogador que veio do Barcelona B.
Igor chegou ao Inter em agosto, e até agora não entrou em campo. O máximo que conseguiu foi ser relacionado para algumas partidas, mas não teve oportunidades. A chance apareceu agora porque o titular está suspenso e Weverton, reserva imediato, é jogador do Bragantino e o empréstimo tem uma cláusula que proíbe sua participação sob pena de pagamento de multa em caso de descumprimento.
A lateral direita não é uma novidade para Igor Gomes. O jogador de 21 anos e 1m85cm tem como característica a polivalência. Atua com desenvoltura em mais de uma posição. Ele mesmo falou sobre isso em sua apresentação:
— Joguei bastante tempo, quando comecei na base, de lateral, mas chegou um período em que tive essa função de zagueiro e me adaptei bem. Gosto de jogar, mas não tenho essa preferência. Tenho essa versatilidade, de jogar em ambas, tanto de lateral-direito como zagueiro. Gosto muito de sair com passe, sou muito rápido também e tenho uma boa bola área.
Essa visão sobre si já havia sido dada pelo técnico Diogo Giacomini, seu comandante no Coimbra-MG. O clube, que é gerido por um banco e se destina a formar e revelar jogadores, ganhou mais de R$ 1,5 milhão do Barcelona quando vendeu o atleta, então com 19 anos. O treinador, em entrevista, explicou algumas características do jovem:
— É um defensor rápido. Ele também tem uma técnica muito boa de construção de jogo, e usa bem as duas pernas. Ainda vai amadurecer.
O que pode atrapalhar o jogador é a falta de ritmo de jogo. Segundo os registros oficiais, sua última partida foi em 1º de novembro de 2020, e esteve em campo apenas 18 minutos, no empate do Barcelona B com o Prat, pela terceira divisão espanhola. Nesta partida, sofreu uma ruptura do tendão do bíceps femural da coxa esquerda, tendo até mesmo de passar por cirurgia. Precisou de outra intervenção no final de 2021, após romper o tendão do quadríceps. No total, fez apenas nove partidas representando o time catalão.
— Como atleta jovem, esses tipos de lesões atrapalharam por não ter condições de jogo. Mantive a cabeça no lugar e segui focado. Serviu de experiência e para entender mais das coisas. Hoje me encontro muito bem, estou 100% recuperado. O que me falta é ritmo de treinamento em grupo e com bola — comentou o jogador.
Além de Igor Gomes, o outro atleta treinado por Mano nos últimos dias foi Matheus Dias. Volante e meia na base, o jogador de 20 anos e 1m87cm também atuou algumas vezes na lateral. Sua última partida na função foi no Gauchão Sub-20, na goleada por 7 a 0 sobre o Novo Hamburgo.
— Ele tem qualidade técnica e um bom passe, especialmente na parte final, consegue boa progressão. Isso vai facilitar na adaptação à lateral — elogia o técnico Fábio Mathias, atualmente no Bragantino, que foi comandante de Matheus na base colorada.
A alternativa de deslocar Mercado para a lateral e colocar Moledo na zaga foi praticamente descartada. Mano está satisfeito com o desempenho da dupla formada pelo argentino com Vitão e não pretende desmanchá-la. Juntos na zaga, só perderam uma vez, o confuso 3 a 2 para o Botafogo, no qual o argentino chegou a fazer o terceiro, que acabou anulado. Assim, a tendência é mesmo a de optar pela segurança do sistema e apenas dar uma chance a um dos jovens (ou até mesmo aos dois, em razão das condições físicas) nesta quarta-feira (28).