Possivelmente os mais de 3 mil colorados na Ressacada e os milhões em casa nem esperavam mais uma vitória diante do Avaí. Foram mais de 100 minutos de um jogo pegado, intenso, turbulento, mas sem gols pela 23ª rodada do Brasileirão. Mas no último lance, um pênalti decidiu a vida em favor do Inter. Pedro Henrique converteu a cobrança com autoridade e deu três pontos a mais para a equipe de Mano Menezes, que ganha fôlego para seguir na briga da parte de cima do Brasileirão.
O resultado subiu os gaúchos para o quinto lugar, mas com os mesmos 39 pontos do quarto colocado, Corinthians. São 10 a menos do que o Palmeiras, mas já quatro à frente do Atlético-MG, o primeiro fora do G-6. Esse conjunto todo que representaram os três pontos obtidos em Florianópolis foi exaltado por Mano Menezes.
Na entrevista após o jogo, o treinador comemorou o a 1 a 0:
— Acho que o resultado foi extraordinário, esperávamos um jogo muito difícil e foi o que tivemos. O Avaí pressionou a gente pelo lado esquerdo, demoramos para ajustar, tomamos uns sustinhos. Mas depois controlamos o jogo. Na comparação com o primeiro turno, já passamos o aproveitamento. Estou muito contente, subimos para a quinta colocação. É uma subida pequena, mas importante. Nossos adversários empataram em casa, era fundamental fazer um resultado de três pontos. Colhemos a vitória porque tivemos mérito para isso.
O técnico colorado lembrou que equipes da ponta de cima, como Palmeiras e Corinthians, só conquistaram um ponto na Ressacada. E que o Flamengo, atual terceiro colocado, sofreu para vencer. Ele exaltou a campanha colorada como visitante, que já soma 17 pontos, atrás apenas do Palmeiras.
— O Avaí dificulta para todo mundo, só o Flamengo ganhou. O Barroca organiza bem os times, e o Avaí vende caro os resultados. Não esperávamos nenhuma facilidade. O jogo começou ríspido e tivemos de responder com força. Isso é o maior elogio à equipe.
O treinador admitiu que passou do ponto na reclamação com a arbitragem, que inclusive causou sua expulsão:
— Reclamei de um lance de cartão vermelho. Reclamei com educação para a Edina, porque acho que ela fez uma boa atuação, elogiamos. O quarto árbitro estava com uma postura ruim, soltei um palavrão e fui expulso.
Pedro Henrique, autor do gol que garantiu a vitória, também celebrou. Ele elogiou o fato de o Inter ter insistido no ataque até o final e conquistado a vitória no último lance. Sobre o pênalti, revelou:
— Pedi a bola ao Edenilson, ele é um amigo há mais de 10 anos. Ele atendeu. Acredito que a pressão é em cima do goleiro aos 50 minutos do segundo tempo. Bati pênaltis na Turquia, estou acostumado. É um reforço no repertório que tenho para fazer gols. Sempre tive identificação com os clubes, sou feliz no Inter e faço tudo para retribuir o carinho do torcedor.
Na próxima rodada, o Inter pode crescer ainda mais no Brasileirão. O adversário será o lanterna Juventude, em casa, em partida também marcada para segunda-feira (29), às 20h.