Depois do empate sem gols com o Melgar, no Peru, pela Sul-Americana, o Inter voltará a campo neste domingo (7), às 18h, no Castelão, para enfrentar o Fortaleza. A partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro surge como mais um desafio para a gestão de elenco de Mano Menezes em um confronto que vale além da permanência no G-6 a possibilidade de retorno ao G-4.
Ainda que o jogo de volta contra o Melgar seja apenas na quinta-feira (11), a possibilidade de preservação é concreta em razão do desgaste desde a viagem iniciada para o Peru na terça-feira (2), com passagens por Lima e Arequipa. A delegação do Inter sequer passou por Porto Alegre tendo saído da capital peruana na sexta-feira (5) direto para Fortaleza.
Ao todo, o Inter viajará 13,9 mil quilômetros em seis dias, totalizando mais de 13 horas dentro do avião. Há também as diferenças climáticas, envolvendo a amplitude de temperaturas, e o fato de ter atuado em uma altitude de 2,3 mil metros em Arequipa. Outro fator relvante é que o empate no Peru obrigará o Inter a vencer a partida do Beira-Rio na próxima quinta-feira (11), o que exigirá uma alta intensidade da equipe diante dos peruanos.
Entre os jogos das oitavas de final da Sul-Americana com o Colo-Colo, o Inter também teve uma viagem para Fortaleza. Na ocasião, o Colorado enfrentou o Ceará com uma equipe totalmente reserva preservando até mesmo alguns titulares da delegação. A diferença é que naquela ocasião os confrontos com os chilenos foram realizados em duas terças-feiras – ou seja um tempo menor entre o compromisso no Nordeste e a partida no Beira-Rio – e também houve a necessidade de o Colorado buscar uma virada após a derrota por 2 a 0 em Santiago.
Fora da viagem para o Peru, o lateral-direito Weverton foi chamado para se juntar à delegação na capital cearense. É possível que o jogador faça sua estreia já como titular para preservar Bustos, que voltou de lesão contra o Atlético-MG e atuou os 180 minutos dos últimos dois jogos. Na mesma situação está Renê, que deve dar lugar a Thauan Lara na lateral esquerda. Na zaga, o experiente Mercado deve ser preservado para a entrada de Kaique Rocha. Com Moledo lesionado, Vitão é cotado para seguir no time.
Do meio para frente o leque de alternativas para rodar o elenco aumenta. Johnny e Liziero são opções para formar a dupla de volantes. Alan Patrick e Braian Romero podem ser escalados para ganhar ritmo visando o duelo contra o Melgar, enquanto Pedro Henrique espera por uma nova oportunidade como titular.
No lado do Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda volta a contar com Lucas Crispim, que cumpriu suspensão contra o Cuiabá. Thiago Galhardo, por um acordo em sua saída do Inter, não pode enfrentar o ex-clube.