O Inter inicia nesta noite, a partir das 19h15min, o confronto de quartas de final da Copa Sul-Americana com o Melgar, no Estádio Monumental da Universidad Nacional de San Agustín (UNSA), em Arequipa. O objetivo é voltar do Peru com resultado que não deixe o clube com obrigação de repetir a virada épica da fase anterior diante do Colo-Colo.
Nas oitavas de final, o Inter foi derrotado por 2 a 0 no Chile, na ida, e só conseguiu a classificação porque aplicou uma goleada de 4 a 1 na "remontada" no Beira-Rio, quando saiu perdendo com um gol de pênalti logo no início do jogo. Naquela ocasião, Mano Menezes avaliou que faltou uma melhor avaliação da equipe das condições da partida, principalmente do estado ruim do gramado do Estádio Monumental de Santiago.
— Fizemos um jogo abaixo. Avaliamos mal as condições de jogo. O campo oferecia poucas condições para o que estamos acostumados. Na tentativa de construir pelo meio, perdemos muitas bolas. O jogo foi bem marcado, bem apressado. Criamos pouco para ter resultado diferente. Entendo que o Colo-Colo foi merecedor da vitória — reconheceu na ocasião.
Pois em Arequipa o Inter encontrará um gramado também sem as melhores condições, como em Santiago. Além disso, a cidade conta com uma altitude de 2,3 mil metros e tem como outro dificultador o clima seco — a previsão é de uma umidade inferior a 30% para o horário da partida.
Adversário colorado, o Melgar é forte como mandante. Na temporada, o clube venceu 15 dos 16 jogos oficiais que fez em sua casa. A única derrota aconteceu em 17 de julho, 1 a 0 para o Sporting Cristal, pelo Campeonato Peruano.
O alerta pelo que aconteceu em Santiago foi dado pelo auxiliar de Mano Menezes. Responsável por comandar o time na goleada do Atlético-MG, no domingo, em razão da suspensão do treinador, Sidnei Lobo ressaltou a boa campanha do Melgar em casa e lembrou que o Inter deve tirar lições daquela derrota para o Colo-Colo.
— Precisamos manter o que foi feito contra o Atlético-MG, atletas focados e concentrados, eles têm se entregado sempre. É um outro jogo, é preparação diferente por estar jogando fora. Não podemos repetir os erros do Colo-Colo porque é difícil reverter em casa. Temos uma possibilidade de fazer um grande trabalho para buscar um “baita” resultado. Mantendo a performance e a estrutura, de time que agride, gosta da bola para tocar e comprometido taticamente, temos muitas condições de fazer um grande jogo no Peru — projetou Lobo.
O Inter está mais fortalecido para esta noite. Na derrota para o Colo-Colo, Mano Menezes não pôde contar com o lateral-direito Fabricio Bustos, o meia Carlos de Pena e o atacante Wanderson, lesionados. Taison também foi ausência na delegação no Chile. Renê entrou descontado e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.
Para hoje a situação é inversa. Além de ter os 11 titulares da goleada sobre o Atlético-MG à disposição, Alan Patrick e Taison, que estavam no departamento médico, serão reforços. Pela boa atuação diante do Galo, porém, Mano Menezes deverá apostar na manutenção de Mauricio no meio deixando Taison e Alan Patrick como opções para o decorrer do jogo.
Outro nome importante no banco será Braian Romero. Artilheiro e campeão da Sul-Americana de 2020 pelo Defensa y Justicia, o argentino deverá fazer sua primeira partida pelo Inter na competição.
Adversário em busca da glória
Há diferenças também entre os adversários. Enquanto o Colo-Colo é o maior clube do Chile e tem até um título de Libertadores, conquistado em 1991, o Melgar ainda é uma equipe que não faz parte do grupo dos grandes do futebol peruano. O time, porém, virou a grande esperança do país de voltar a ter um protagonismo continental.
— O Melgar é o único representante peruano e por isso todo o país espera esta partida. A última vez que um time do país esteve em fase tão importante de uma competição foi o Sporting Cristal, mas há a esperança de que o Melgar alcance o feito do Cienciano (campeão da Sul-Americana de 2003, único título continental de um clube peruano). O Melgar buscará aproveitar a altura de Arequipa — avalia a jornalista Sandra Morales, do Diario Libero.
Com o alerta de Santiago, o Inter entrará em campo nesta noite em busca de um resultado positivo para voltar ao Beira-Rio com uma condição favorável para avançar à semifinal e manter a esperança de um título continental nesta temporada.