O Melgar fez valer o fator local e venceu o Deportivo Cali, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (6), em Arequipa. Com o resultado, o clube peruano será o adversário do Inter nas quartas de final da Sul-Americana. No confronto de ida, na Colômbia, as equipes haviam empatado sem gols.
Os gols que garantiram a classificação foram marcados pelo centroavante Bernado Cuesta na etapa final. Aos 13 minutos, ele abriu o placar em cobrança de pênalti. Aos 28, ampliou com um chute do meio da área, de pé esquerdo, após assistência de Luis Iberico. Santiago Mosquera descontou nos acréscimos, mas já era tarde demais.
Atuou campeão do Apertura, o Melgar foi o líder do Grupo B, que tinha também o Racing, o Cuiabá e o River Plate-URU. Os peruanos alcançaram a mesma pontuação dos argentinos (12), mas avançaram graças aos critérios de desempate.
Os duelos das quartas de final só serão disputados na primeira quinzena de agosto, tendo como datas-base os dias 3 e 10. Até lá, o Colorado disputará cinco rodadas do Brasileirão, contra América-MG, Athletico-PR, São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG.