Ídolo da Universidad de Chile, o volante Charles Aránguiz tem seus passos acompanhados de perto pela imprensa chilena. Por um lado, o clube de Santiago ainda alimenta o sonho em repatriar o meio-campista de 33 anos. Porém, os repórteres e torcedores locais reconhecem que o Inter tem mais condições econômicas para acertar com o jogador neste momento.
Ainda assim, há quem aposte que o atleta permanecerá no Bayer Leverkusen, da Alemanha, por mais um ano, abrindo a possibilidade de a La U contratá-lo sem custos no ano que vem.
— O Aránguiz tem contrato com os alemães até junho de 2023, e o diretor esportivo do clube, Rudi Völler, já disse que eles precisarão do chileno para a próxima temporada devido à grande quantidade de partidas que disputarão — relata o repórter Rodrigo Fuentealba, do diário La Tercera.
Já o jornalista Claudio Ortiz, do portal Chile 24 horas, informa que a Universidad de Chile de fato tem interesse em Aránguiz, mas não vê o sonho como viável. Por isso, neste momento, o Inter está em vantagem:
— O Charles (Aránguiz) está de férias no Chile, treinando em uma equipe amadora, e desfruta do descanso com a sua família. A direção da La U, assim como a torcida, sonham com o seu retorno, mas hoje economicamente isso é impossível, pois é um jogador muito caro, e o clube passa por um delicado momento financeiro. Por ora, só o que sabemos publicamente é do interesse do Inter.
Já o site esportivo chileno En Cancha nutre a expectativa de que Aránguiz permaneça na Alemanha na próxima temporada e possa acertar com a Universidad de Chile em 2023, frustrando os colorados.
"Charles Aránguiz é um dos jogadores chilenos com maior estabilidade no futebol internacional, onde só vestiu as camisetas do Inter e do Bayer Leverkusen, e o volante tem contato com o time alemão até junho de 2023. Depois deste prazo, se espera que haja aproximações do jogador com a Universidad de Chile para a sua repatriação, já que, com a La U, o volante se converteu em ídolo, ganhando a histórica Copa Sul-Americana 2011", escreveu o portal chileno, na semana passada.
Nos bastidores do Beira-Rio, por outro lado, há otimismo de que Aránguiz tem boas chances de convencer os alemães a liberá-lo sem custos imediatamente para assinar com os colorados e já estrear na equipe de Mano Menezes a partir de 18 de julho, com a abertura da janela de transferências. A novela deve ter desdobramentos nos próximos dias.