A partida contra o Botafogo escancarou de vez o problema do Inter na bola aérea. O time carioca fez dois gols em jogadas originadas de lances por cima da defesa colorada. Dos 34 gols sofridos pela equipe em 2022, 13 foram por falhas neste fundamento. Trata-se da maior urgência para Mano Menezes corrigir em seu sistema defensivo.
É importante frisar que nesta contagem estão apenas os gols que saíram assim. O levantamento não inclui falhas que resultaram em lances anulados, como contra o Santos, quando o impedimento foi detectado pelo VAR, ou contra o próprio Botafogo, no qual Erison estava adiantado em marcação apontada pelo bandeirinha ainda em campo. Também não estão as vezes em que uma disputa na área virou pênalti, como diante do Juventude na estreia do Gauchão ou contra o Fortaleza, pelo Brasileirão, quando duas penalidades foram originadas de cruzamentos.
Há outros números que ajudam a explicar a falha de execução colorada. Segundo o Sofascore, especializado em estatísticas esportivas, das 13 partidas do Brasileirão, apenas contra Bragantino e Fluminense o time gaúcho teve mais duelos aéreos. Este conceito, é preciso explicar, não se aplica apenas a cruzamentos. Quaisquer disputas por cima são levadas em consideração, não importando a faixa do campo nem a consequência. O goleiro deu um chutão para cima e dois jogadores saltam lá no círculo central? Quem cabecear, "ganha".
Trata-se de uma estatística que mostra também o problema de um time sem tantos jogadores altos. Dos 10 atletas de linha que iniciaram o jogo diante do Botafogo, somente Moisés e Vitão tinham mais de 1m80cm.
Depois do jogo diante do Goiás, no qual o Inter ganhou, mas acabou levando um gol de cabeça a partir de cobrança de escanteio, Mano Menezes havia minimizado o problema, dizendo que "todas as equipes levavam gol assim". Desta vez não terá como adiar a solução.
— Experiência e treino são fundamentais. É importante repetir. Mas também precisa entender que, muitas vezes, essa imposição já nasce com o jogador, e ele aprimora — explica o ex-zagueiro Aloisio, que marcou época no Inter nos anos 1980 e brilhou também no Barcelona e no Porto.
Outro ponto apontado pelo ex-defensor é justamente ter jogadores altos e de imposição:
— A boa impulsão facilita muito. Depois, a colocação e posicionamento fazem o jogador se destacar.
É aí que entra uma esperança para os colorados. Recuperado de lesão, Rodrigo Moledo pode voltar à zaga titular na sexta-feira, diante do Coritiba. Oito centímetros mais alto do que Mercado (que foi expulso contra o Botafogo, aliás), o zagueiro eleva a régua na hora da imposição. E também adiciona sua experiência.
Ele esteve em campo poucas vezes em 2022, é verdade. Mas nos minutos em que atuou, o time não levou gols por cima. Contra o Fluminense, aliás, teve seis disputas aéreas e ganhou cinco. E nas últimas seis vezes em que foi titular, o único gol de cabeça sofrido pelo Inter foi contra o Botafogo (a coincidência), em 12 de dezembro de 2020. De lá para cá, com ele em campo, o Inter só foi vazado uma vez.
É no zagueiro e nesta memória que o Inter recomeça os treinos na semana visando estancar seu maior problema defensivo da temporada.
Gols originados de bola área
- vs Ypiranga - Erick ganhou de cabeça e pegou o próprio rebote antes de marcar
- vs Brasil-Pel - gol de cabeça após cruzamento da direita
- vs São José - dois gols de jogada aérea, um de cruzamento da esquerda e outro de falta cobrada da esquerda
- vs 9 de Octubre - dois gols de cabeça, um originado de escanteio, outro de bola rolando
- vs Juventude - falta para a área, gol de cabeça
- vs Corinthians - escanteio desviado e bola dividida com Daniel
- vs 9 de Octubre - cruzamento da direita, gol de cabeça
- vs Atlético-GO - cruzamento da esquerda, gol de cabeça
- vs Goiás - escanteio para a área, gol de cabeça
- vs Botafogo - um gol de rebote de escanteio mal afastado e outro de cabeça de escanteio para a área
Duelos pelo alto
- Botafogo 23x9 Inter
- Goiás 18x14 Inter
- Flamengo 14x9 Inter
- Santos 19x14 Inter
- Inter 12x7 Bragantino
- Atlético-GO 21x19 Inter
- Cuiabá 18x8 Inter
- Corinthians 12x9 Inter
- Juventude 15x14 Inter
- Avaí 19x12 Inter
- Inter 14x11 Fluminense
- Fortaleza 21x11 Inter
- Atlético-MG 11x7 Inter