A janela de transferências no futebol nacional reabre apenas no dia 18 de julho, porém o Inter já se movimenta nos bastidores para garantir renovações de contrato, retornos de empréstimo e até os tão sonhados reforços. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o vice de futebol Emílio Papaléo declarou estar otimista sobre as permanências de Bruno Méndez e Vitão, além de detalhar a possibilidade dos retornos de Thiago Galhardo e Charles Aránguiz.
— Quanto a contratações, hoje temos um plantel que nos abastece com qualidade em todos os setores. O Galhardo é jogador do Inter. Teve um momento muito bom com o Abel (Braga, em 2020). Na nossa avaliação, não é um 9 de carteirinha, mas fez muitos gols. Agora resta saber se ele quer ficar no clube e qual avaliação da comissão técnica — disse Papaléo.
Thiago Galhardo está emprestado ao Celta de Vigo, da Espanha, que é treinado por Eduardo Coudet. Em entrevista na semana passada, o atacante deixou claro que se apresentará no Beira-Rio após o fim do vínculo com o clube espanhol.
Por outro lado, o Inter tem dois jogadores em seu elenco cujos empréstimos encerram na metade do ano. No caso de Bruno Méndez, é necessário negociar uma compra com o Corinthians. Para ficar com Vitão, porém, será preciso um novo empréstimo junto ao Shakhtar.
— Há um desejo do atleta (Bruno Méndez) de permanecer no Beira-Rio. Nós temos o desejo que isso também ocorra. A partir de agora, a questão passa a ser puramente financeira. Não houve nenhum encontro com o Corinthians. No final de semana nem havia clima para isso, mas queremos resolver essa situação rapidamente. Estamos trabalhando para que isso possa se tornar uma realidade — afirmou o dirigente colorado, explicando também a condição de Vitão:
— Nós temos um repertório de zaga muito bom. O Vitão tem essa questão contratual em razão da peculiaridade no Leste Europeu. Eu não vejo muitas chances dos campeonatos por lá retomarem seu curso normal, por isso é razoável pensar que ele possa permanecer até o final do ano.
Destaque na temporada 2015, o retorno do volante Charles Aránguiz, atualmente no Bayer Leverkusen, é bastante aguardado pelo torcedor colorado. O Inter trabalha para anunciá-lo na janela de julho. O clube pretende pagar ao chileno um salário de aproximadamente R$ 650 mil, próximo do teto salarial do clube. Conforme Papaléo, contudo, ainda não há nada concreto.
— Essa história do Aranguiz apareceu na mídia pelo lado do jogador. É um excelente jogador, qualquer clube gostaria de contar com a sua integração. Não tratamos disso ainda e nem é o momento. É possível que isso possa acontecer, mas não há nada de concreto. Se for conveniente, com aprovação da comissão técnica e palatável aos cofres do clube, não podemos descartar.