A saída de Yuri Alberto do Inter ganha força com o interesse do Zenit, da Rússia, pelo atacante. O estafe do jogador está na Capital e teve reuniões sobre a situação. Porém, há diferença entre a proposta entregue pelos europeus e a pedida colorada. Em paralelo, os dirigentes no Beira-Rio garantem existir outro interessado no artilheiro.
André Cury, representante do atleta, desembarcou em Porto Alegre no começo da noite da última segunda-feira (17). O procurador acompanha David, novo reforço do clube, que assinará contrato até o final de 2025. Além dos dois atacantes, ele é agente de Mauricio, que tem recebido oportunidades e sido elogiado nos treinamentos por Alexander Medina.
Nos últimos dias, no hotel Millenium, Yuri Alberto e Cury mantêm conversas frequentes. O jovem já tem conhecimento da possibilidade de atuar no leste europeu. Apesar do mercado não estar entre os principais centros do futebol, a oportunidade é vista como "entrada" no Velho Continente.
Questões importantes, no entanto, ainda precisam ser resolvidas. O Zenit, que já tinha sondado o atacante em meados de dezembro, voltou a procurar o estafe do atleta nos últimos dias. O principal entrave é financeiro: o Inter quer que a venda chegue a 20 milhões de euros (R$ 122,8 milhões), enquanto os russos acenam com valores inferiores.
Publicamente, o Colorado garante não ter conhecimento sobre as ofertas. Segundo Emílio Papaleo, vice de futebol, em entrevista à Rádio Gaúcha, há outro interessado na contratação de Yuri.
— Recebemos duas sondagens, não vou dizer quais os clubes. Isso é comum em relação a atletas como Yuri Alberto, um dos melhores centroavantes em atividade no Brasil. Mas não temos absolutamente nada definido em relação ao Yuri — resumiu Papaleo.
O Inter tem 75% dos direitos econômicos do atacante. O restante está dividido entre Santos, formador do jovem, e estafe, além de familiares. O vínculo atual tem duração até 2025.