As Gurias Coloradas iniciaram oficialmente a temporada de 2022. Nesta quarta-feira (19), o grupo de atletas se reapresentou no estádio Beira-Rio e começou a preparação para as três competições do ano. A primeira será a Supercopa do Brasil, que se inicia já em fevereiro. Depois, elas ainda entrarão em campo pelo Brasileirão e Gauchão.
A apresentação contou com as novas contratações. Até o momento, sete reforços foram anunciados. São elas: a zagueira Thamirys, a lateral-esquerda Eskerdinha, as volantes Capelinha e Zóio, as meias Duda Sampaio e Maiara e a atacante Lelê.
Com relação ao elenco do ano passado, o clube teve 10 saídas e sacramentou as renovações das zagueiras Sorriso e Bruna Benites, das meias Djeni e Ju Ferreira e das atacante Biazinha e Fabi Simões. O planejamento do Colorado é formar um grupo de 28 a 30 atletas.
Para a meta, o Inter conta, inicialmente, com as goleiras May, Gabi Barbieri, Mari e Marya Alice — as duas últimas foram promovidas da base para o time principal. No entanto, após perder Vivi, o gerente do futebol feminino, Leonardo Menezes, afirma que há negociações para a contratação de uma defensora.
— Tanto a Mayara, quanto a Barbieri são atletas que foram formadas nas nossas categorias de base. Nós as conhecemos muito bem. Acompanhamos demais a carreira delas e sabemos do potencial que têm. E podemos afirmar, sem nenhuma chance de errar, que as duas estão prontas para serem titulares do Inter. Sem nenhuma sombra de dúvidas. Agora, vai ser aquela briga boa para descobrir quem vai ser a titular, quem vai se escalar são elas. Mas a gente não tem nenhuma dúvida que as duas darão conta do recado. Temos algumas negociações em andamento, algumas possibilidades para poder completar o grupo nesta posição específica. Mas temos como política não falar em nenhum negócio enquanto não estiver sacramentado — avaliou Leonardo, durante a coletiva de imprensa.
Além das goleiras Marya Alice e Mari, a lateral-esquerda Carol Gil também foi promovida da base para o elenco profissional. Na Ladies Cup, ela também esteve entre o grupo principal.
No entanto, na reapresentação, também foi possível notar algumas ausências. A atacante Millene teve diagnóstico positivo para a covid-19. Ela será reintegrada ao grupo quando se encerrar o período de isolamento. Em relação a Ariely, Mai e Maranhão, as situações de permanência são analisadas pelo clube, e devem ser anunciadas em breve. Já Duda Flores iniciará a temporada junto ao elenco sub-20.
— São situações diferentes. A Duda vai iniciar a temporada com a equipe sub-20. Ela é muito importante na equipe, precisa ser potencializada em alguns pontos e têm outros que ela é tão forte que temos certeza que será um expoente dentro da categoria sub-20, que é muito importante para nós. Sobre as demais atletas (Mai e Maranhão), no momento certo vamos fazer os anúncios e, como colocamos anteriormente, não falamos de negociações até que elas estejam concluídos — explicou Leonardo Menezes, gerente de futebol feminino do Inter.
O Inter também tem um novo preparador de goleiras para o time feminino. Agora, Felipe França assume a função que antes era de Rafa Pokorski.
A equipe vai a campo em fevereiro, pela Supercopa do Brasil. O confronto mata-mata será contra o Real Brasília e está previsto para ocorrer em 6 de fevereiro, com mando de campo das Gurias Coloradas. O clube ainda aguarda definição de horário e confirmação de data para decidir se a partida será realizada no Sesc Protásio Alves ou no Beira-Rio.
Elenco das Gurias Coloradas:
- Goleiras: Gabi Barbieri, May, Mari e Marya Alice
- Laterais: Belinha, Eskerdinha e Carol Gil
- Zagueiras: Sorriso, Bruna Benites, Isa Hass, Thamirys
- Meio-campista: Bárbara, Djeni, Mileninha, Maiara, Ju Ferreira, Capelinha, Duda Sampaio e Zóio
- Atacantes: Fabi Simões, Biazinha, Millene, Priscila, Lelê, Júllia Alves, Tamara