A indefinição sobre o novo treinador tem impacto direto em tudo que envolve a temporada de 2022 do Inter. De reforços ao planejamento da pré-temporada, tudo passa pelo planejamento que será traçado entre a direção e o técnico que será anunciado para ocupar a vaga deixada por Diego Aguirre. Mesmo que isso ainda não haja definição, a tendência é de que a torcida colorada veja um time sem os principais jogadores no começo do Gauchão.
O calendário brasileiro ainda sofre os impactos da paralisação de quatro meses ocorrida no futebol no começo da pandemia, em 2020. Em razão disso, o Brasileirão terminou apenas na segunda semana de dezembro, o que, pela necessidade de 30 dias de férias aos jogadores, faz com que a reapresentação do elenco do Inter ocorra apenas em 11 de janeiro. O Gauchão tem a sua primeira rodada marcada apenas para dia 22 do próximo mês. Ou seja, serão apenas onze dias entre o início dos treinamentos e a partida de estreia contra o Juventude, no Alfredo Jaconi.
— O clube tem todo o planejamento feito para a reapresentação e início da pré-temporada em 11 de janeiro. A definição sobre a estratégia tomada no Campeonato Gaúcho será tomada pela nova comissão técnica em conjunto com a diretoria no decorrer dos trabalhos — resumiu o vice de futebol Emílio Papaléo Zin a GZH.
Esse planejamento que será definido precisará pesar qual aspecto será mais importante. Se por um lado ter os jogadores do elenco principal mais rapidamente em campo é alternativa para dar mais cedo a possibilidade de o novo treinador conhecer seus comandados em ritmo de competição, uma pré-temporada mais longa poderá render frutos a médio e longo prazo. Vale lembrar que a exigência do calendário brasileiro será uma novidade para o próximo técnico. Dois nomes mais cotados para assumir o Inter, Alexander Medina e Eduardo Domínguez estão no futebol argentino, onde as partidas ocorrem de forma bem mais espaçadas. O Colón de Domínguez, por exemplo, fez apenas 43 partidas em 2021. O Talleres de Medina entrou em campo 51 uma vezes no ano.
Já o Inter fez 63 jogos nesta temporada, marcada por quedas precoces em Copa do Brasil e Libertadores. Para 2022, levando em conta apenas as datas já garantidas no Campeonato Brasileiro e nas primeiras fases de Sul-Americana, Copa do Brasil e Gauchão, o Colorado tem 56 compromissos certos no seu calendário- número que será aumentado a cada etapa ultrapassada em cada competição.
Diferente de outros tempos, o Inter não conta mais com um elenco sub-23 - extinto em março de 2020. Ou seja, se estratégia da nova comissão técnica for preservar o elenco principal das primeiras rodadas do Gauchão, a equipe que irá a campo deverá contar com atletas do sub-20. Esses jogadores receberam folga após a conquista da Supercopa do Brasil sobre o Coritiba, no último domingo, e têm a reapresentação marcada para a próxima segunda-feira. Enquanto não há a definição sobre o Gauchão, a agenda deles marca a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada a partir de 2 de janeiro e tem a final marcada para dia 25. No mês seguinte, o elenco sub-20 tem a Libertadores da categoria, que será disputada no Equador e iniciará em 5 de fevereiro.
Na terça-feira, a direção colorado anunciou as subidas de quatro jogadores do elenco sub-20 para o principal: o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o meio-campista Matheus Dias e o atacante Nicolas. Eles se juntam ao goleiro Anthoni e aos atacantes Matheus Cadorini e Juan Manuel Cuesta, que já intercalaram entre a base e o elenco de Diego Aguirre durante o Brasileirão. Todos eles se reapresentarão com o grupo principal, em 11 de janeiro.
Ainda na quarta-feira, o Inter anunciou a saída do auxiliar técnico Osmar Loss. Isso também deixa em aberto quem poderá comandar o time caso o elenco profissional não seja utilizado nas primeiras rodadas do Gauchão. No momento, pela hierarquia do clube, os primeiros profissionais abaixo do plantel principal são os treinadores do sub-20, João Miguel e Leonardo Martins.
Calendário do Inter no Gauchão
- 1ª rodada: Juventude x Inter
- 2ª rodada: Inter x União-FW
- 3ª rodada: São Luiz x Inter
- 4ª rodada: Ypiranga x Inter
- 5ª rodada: Inter x Novo Hamburgo
- 6ª rodada: Caxias x Inter
- 7ª rodada: Inter x Brasil-Pel
- 8ª rodada: São José x Inter
- 9ª rodada: Inter x Grêmio
- 10ª rodada: Inter x Aimoré
- 11ª rodada: Guarany x Inter