As lesões de Moisés e Yuri Alberto na semana anterior ao Gre-Nal geraram polêmicas antes e depois do clássico 434. Ambos pendurados com dois cartões amarelos, os atletas não estiveram em campo na partida contra o São Paulo. Por isso, teorias de uma preservação velada foram criadas, já que ambos estiveram em campo na partida disputada no Beira-Rio, no último sábado (6).
As especulações não agradaram ao Inter e, principalmente, ao presidente Alessandro Barcellos que, após a vitória no clássico, desabafou em sua entrevista coletiva.
— O Internacional é sério. Eu tenho aqui, e estou convidando àqueles que duvidaram, os exames do Yuri e do Moisés. Podem vir aqui nessa semana olhar. Não tem antiética, porque os jogadores e os médicos autorizaram a apresentar os exames. Estão convidados a vir e a gente começa a conversar em outro patamar. Não subestimem a inteligência do Internacional — disparou o dirigente.
A reportagem de GZH teve acesso aos exames e conversou com o Guilherme Caputo, médico colorado, que explicou as lesões os tratamentos feitos para a recuperação do lateral-esquerdo e do centroavante.
Moisés
Lesão: o lateral-esquerdo saiu da partida contra o Corinthians com dores musculares na coxa esquerda, porém, se apresentou no CT Parque Gigante em condições de participar das atividades. Durante os treinamentos, voltou a sentir um desconforto muscular e realizou um exame de imagem no dia 30 de outubro, dia da viagem para São Paulo. O diagnóstico foi de uma lesão muscular de grau 2 no músculo adutor da coxa esquerda. A previsão de recuperação divulgada pelo clube foi de duas semanas. Ou seja, Moisés estaria fora do Gre-Nal.
Recuperação para o Gre-Nal: para estar em campo no clássico, dois fatores foram fundamentais. O primeiro: o trabalho da fisioterapia. O segundo: a boa recuperação física de Moisés, que tinha o desejo de atuar contra o Grêmio. Foram três turnos de trabalhos fisioterápicos diários para que ele estivesse pronto para o Gre-Nal 434.
O teste final que escalou Moisés ocorreu no sábado (5), pela manhã. Após a rápida recuperação e o grande esforço feito no Gre-Nal, a resposta do lateral foi ótima, de acordo com o departamento médico colorado. Por isso, ele deve estar em condições de atuar contra o Juventude, em Caxias do Sul.
Yuri Alberto
Lesão: no último treinamento antes da viagem para São Paulo, o centroavante sofreu uma pancada no pé esquerdo. Após a avaliação médica, o atleta realizou o exame de imagem onde foi diagnosticada um edema ósseo nos ossos tálus e navicular (localizados na parte interna do pé). Mesmo lesionado, o atleta foi relacionado para a partida contra o São Paulo, com a esperança de que pudesse atuar no Morumbi. Entretanto, acabou sentindo dores no aquecimento e não participou da derrota para o tricolor paulista.
Recuperação para o Gre-Nal: Yuri fez trabalhos de fisioterapia em três turnos no CT Parque Gigante para ficar à disposição de Aguirre no clássico. Até a véspera da partida, o centroavante não havia treinado com o elenco. A única participação do atleta no gramado do centro de treinamento foi na sexta-feira (5), sem muita carga de intensidade nas atividade.
O teste que escalou o jogador aconteceu no dia do jogo, e a primeira atividade intensa de Yuri foi o próprio Gre-Nal. Para o jogo contra o Juventude, o atleta será reavaliado nesta terça-feira (9).