O Inter vai ao Rio de Janeiro encarar uma dura missão neste domingo (8), contra o Flamengo. Mais do que enfrentar um adversário forte, fora de casa, a equipe de Diego Aguirre terá do outro lado um treinador que sabe como enfrentar o clube. Não à toa, o ídolo gremista Renato Portaluppi tem histórico favorável nos confrontos contra o time colorado.
Em 35 jogos como treinador contra o Inter, Renato levou a melhor 15 vezes, empatou 14 e perdeu apenas seis — aproveitamento de 56,2%. Foram 26 partidas comandando o Grêmio contra o maior rival. Os outros nove confrontos foram quando ele treinava o Fluminense e o Vasco.
Antes mesmo de se tornar treinador de futebol, Renato comandou o Fluminense em um jogo contra o Inter, em 1996. Ele era jogador da equipe carioca, mas estava sem atuar há quatro meses e assumiu o time como técnico interino, após a saída de Jorge Vieira. Na ocasião, a equipe de Portaluppi venceu por 2 a 1, no estádio das Laranjeiras.
Depois, voltou a enfrentar o Inter, já como treinador efetivo do Fluminense, em 2002 e 2003, na primeira experiência como técnico de um clube grande. Nos dois jogos, venceu um e empatou outro.
Pelo Vasco, entre 2005 e 2006, foram três confrontos contra o time colorado. Uma vitória, um empate e uma derrota. Novamente no comando do tricolor carioca, em 2007 e 2008, enfrentou o Inter mais três vezes. Foram duas goleadas para o Fluminense, um 3 a 0 e um 4 a 1, e uma derrota por 2 a 1.
Como técnico do Bahia e do Athletico-PR, não encontrou o velho rival gaúcho. Mas, nas três passagens pelo Grêmio, esteve à frente do Tricolor em 26 Gre-Nais, com 10 vitórias, 12 empates e quatro derrotas — 53,8% de aproveitamento.
No único duelo com Diego Aguirre, um em cada casamata, a vantagem também é de Renato. Pelo Brasileirão de 2018, o Grêmio de Portaluppi fez 2 a 1 no São Paulo comandado pelo uruguaio. Portanto, o domingo será para o Inter e seu treinador tentarem superar o retrospecto favorável do técnico rival, que além de quebrar uma escrita negativa contra um velho algoz, pode afastar o time colorado da parte de baixo da tabela.
Renato Portaluppi como técnico contra o Inter
- 35 jogos
- 15 vitórias
- 14 empates
- 6 derrotas
- 56,2% de aproveitamento