O início de trabalho de Renato Portaluppi no Flamengo é espetacular. Em seis jogos, seis vitórias e 24 gols marcados. No próximo domingo (8), o adversário será o Inter no Maracanã.
Além da excelente arrancada, Renato poderá atingir em breve outra marca impressionante. Com as duas vitórias contra o Defensa y Justicia, ele se tornou o segundo técnico com mais vitórias na história da Libertadores, superando nomes históricos como Carlos Bianchi, Luiz Felipe Scolari e Marcelo Gallardo.
Ele está atrás apenas de Gabriel Uribe, que morreu em 2020. O colombiano treinou várias equipes locais, e se destacou comandando o América de Cáli na década de 1980, com três vices da Libertadores. O ranking está assim:
- Gabriel Uribe: 49 vitórias
- Renato Portaluppi e Luis Cubilla: 46 vitórias
- Gastón Máspoli e Carlos Bianchi: 44 vitórias
- Felipão: 42 vitórias
- Marcelo Gallardo: 40 vitórias
Se o Flamengo chegar na final da Libertadores, serão mais cinco jogos neste ano, o suficiente para bater o recorde de Uribe. Nas quartas de finais, o adversário será o Olímpia.
Além disso, Renato tem chance de conquistar o seu segundo título de Libertadores como técnico. Se isto acontecer, ele vai ganhar o seu terceiro na competição, pois ganhou como jogador pelo Grêmio em 1983.
Com as três conquistas, ele vai se igualar a Gallardo e ficar atrás apenas de Cubilla entre os profissionais que venceram a Libertadores como jogador e técnico. Neste ritmo, seu nome ganha cada vez mais força para assumir a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2022.