Os oito gols marcados e as duas vitórias seguidas fizeram o ataque do Inter entrar em evidência. Porém, outro ponto precisa ser destacado nas duas vitórias seguidas que o time conquistou no Brasileirão: o sistema defensivo. De acordo com o site Footstats, o Colorado se transformou no líder em desarmes do campeonato, com 271 roubadas de bola — quatro a mais do que o Palmeiras, que aparece logo atrás.
A virada, porém, se deu ainda na rodada anterior, quando o Inter goleou o Flamengo, no Maracanã, e inaugurou um novo sistema tático, escalando os volantes Rodrigo Lindoso e Rodrigo Dourado lado a lado.
— Pensamos nele (Lindoso) no jogo contra o Flamengo, porque tínhamos que reforçar a parte defensiva. Enfrentávamos, talvez, o melhor time do momento e achamos que era necessário reforçar o meio-campo com o Lindoso, um jogador de experiência, que se posiciona bem e sabe jogar. Então, foi uma boa opção e o time respondeu — avaliou o técnico Diego Aguirre, depois de repetir o sistema tático 4-2-3-1 diante do Fluminense, no Beira-Rio.
Nas partidas anteriores pelo Brasileirão, em que atuava apenas com um volante de contenção à frente da área, no modelo 4-1-4-1, o Inter apresentava média de 16,2 desarmes por partida. Nestas duas últimas exibições, a média subiu para 21,5. O recorde ocorreu justamente contra o Flamengo, quando 28 bolas foram roubadas de pés rubro-negros.
Maiores ladrões de bola
Ironicamente, nenhum dos volantes lidera a tabela de desarmadores do elenco. Até agora, quem mais se destaca neste quesito é Patrick que, volante de origem, tem atuado aberto pelo lado esquerdo do campo. Desta forma, já roubou a bola 33 vezes (oito delas nas duas últimas rodadas) e com uma média de 2,3 desarmes por partida.
Rodrigo Dourado ocupa a terceira colocação, com 22 desarmes, atrás do lateral Saravia (28), com média de dois desarmes por partida. Já Lindoso, que assumiu a titularidade recentemente, aparece somente em 12º lugar, com 10 desarmes em 10 jogos.
Confira o ranking de desarmes do elenco colorado:
1º) Patrick: 33 desarmes em 14 jogos (média de 2,3 por jogo)
2º) Saravia: 28 desarmes em 10 jogos (média de 2,8 por jogo)
3º) Rodrigo dourado: 22 desarmes em 11 jogos (média de 2 por jogo)
4º) Heitor: 20 desarmes em 11 jogos (média de 1,8 por jogo)
5º) Victor Cuesta: 13 desarmes em 15 jogos (média de 0,86 por jogo)
12º) Rodrigo Lindoso: 10 desarmes em 10 jogos (média de 1 por jogo)