Após a vitória sobre o Olimpia, a primeira conclusão do Inter foi de que o importante era voltar vivo do Paraguai. Como ganhou, o time gaúcho fez mais: retorna a Porto Alegre praticamente classificado na Libertadores. O resultado da quinta-feira (20) diminui um pouco a pressão da última semana, que teve derrotas para Táchira e Grêmio, e até renova o ânimo para a decisão do Estadual, domingo (23), quando precisará vencer o Grêmio para ser campeão.
Escalado para conceder entrevista após o jogo, o lateral Moisés admitiu:
— Jogar pelo Inter é uma pressão naturalmente. Claro que saímos aliviados pela vitória, mas em nenhum momento desacreditamos. Demos um passo importante para a classificação. Hoje era um jogo da nossa vida, um jogo chave, que precisávamos vencer. Agora vamos descansar e nos preparar para enfrentar o nosso grande adversário.
O técnico Miguel Ángel Ramírez também reconheceu as dificuldades que o time vem enfrentando e que voltou a apresentar, especialmente no primeiro tempo:
— Esse modelo só é efetivo quando se joga ao 100%, não só na atitude, mas na interpretação e na execução. Ele não pede uma coisa nem duas, pede muitas, O Inter vem de um modelo totalmente diferente. Pede tempo. Leva tempo e derrotas para perder esse medo e tentar de novo. Aqui não podemos, não temos nem derrota, nem tempo. É complicado, pela urgência de ganhar, porque há jogos a cada três dias, não se treina. Aproveitamos reuniões, conversas, vídeos, para acelerar esse processo.
Sobre o Gre-Nal, Ramírez falou sobre a importância de Taison. Impedido de jogar o Gauchão por questões legais, o capitão tem sido importante em outro aspecto:
— Temos um grupo com muitos jovens, e como todos os jovens, necessitam de ajuda dos mais experientes. E Taison é um ótimo professor. Quer ajudar a todos os companheiros. Taison é o Inter. Representa o que o Inter é. Viveu os bons e os maus momentos. Sabe da importância do Gre-Nal, da dor de perder um clássico. E ele está aí para recordar a todos, fazer sentir a importância do jogo. E também para nos levantar e vencer um jogo como hoje.
Ramírez terá praticamente apenas o sábado (22) para montar sua equipe que enfrentará o Grêmio. Como perdeu o jogo de ida, precisará vencer por pelo menos dois de diferença para ser campeão no tempo normal. Se ganhar de um, leva a pênaltis. Qualquer outro resultado mantém o Inter na fila por mais um ano.