Em crise financeira, o Inter decidiu dar um tempo na busca por reforços. Ao menos para a fase de grupos da Copa Libertadores, a ideia é utilizar o elenco atual. Com pouco mais de 30 atletas no grupo principal, o técnico Miguel Ángel Ramírez recorrerá às categorias de base para completar a lista de 50 inscritos na competição.
Para analisar de perto os garotos antes de fechar a nominata, o treinador esteve nesta segunda (12) no Estádio Passo D’Areia, assistindo aos treinos dos times sub-17 e sub-20, que treinam na casa do São José enquanto o CT de Alvorada passa por reformas.
Após a contratação do atacante Carlos Palacios e do encaminhamento de acerto com Taison para o segundo semestre, o Inter suspendeu a busca por reforços. Por conta da delicada situação financeira do clube, a direção decidiu que só vai adquirir novos jogadores se surgir uma oportunidade imperdível no mercado, o que não deve ocorrer até sexta (16), quando o clube enviará a lista para a Conmebol.
Diante disso, a nominata estará repleta de nomes pouco conhecidos do torcedor colorado. Já considerando a iminente saída do centroavante Abel Hernández para o Fluminense, o grupo principal colorado ficará com 31 atletas. Desta forma, Ramírez terá que inscrever 19 garotos na competição continental.
A maior carência do elenco hoje está na defesa. Na zaga, além do titularíssimo Víctor Cuesta e dos postulantes Lucas Ribeiro e Zé Gabriel, o único atleta disponível para o setor é o garoto Pedro Henrique. Já na lateral esquerda, as únicas opções são Moisés e Léo Borges.
Na briga por uma vaga na lista, os garotos que foram relacionados para os primeiros jogos do Gauchão despontam como favoritos, como os zagueiros João Félix e Tiago Barbosa, o lateral Vinícius Tobias, o volante Lucas Vital e os atacantes Amaya, Nicolar e Vinícius Mello.
Confira agora os 31 atletas do grupo principal que estão garantidos na lista da Libertadores:
Goleiros (4):
Marcelo Lomba, Danilo Fernandes, Daniel e Vitor Hugo
Zagueiros (4):
Lucas Ribeiro, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Pedro Henrique
Laterais-direitos (4):
Rodinei, Saravia, Heitor, Mazetti
Laterais-esquerdos (2):
Moisés e Léo Borges
Volantes (4):
Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Johnny e Nonato
Meias (5):
Edenilson, Praxedes, Boschilia, Maurício e Lucas Ramos
Pontas (5):
Patrick, Carlos Palacios, Caio Vidal, Marcos Guilherme e Peglow
Centroavantes (3):
Yuri Alberto, Paolo Guerrero e Thiago Galhardo
Confira agora os 19 atletas da base que são os favoritos para completar a lista de 50 inscritos*:
Goleiro (1):
Anthony
Zagueiros (3):
Carlos Eduardo, João Felix, João Pedro e Tiago Barbosa
Lateral-direito (1):
Vinicius Tobias
Lateral-esquerdo (1):
Jonathan
Volantes (3):
Igor, Lucas Vital e Murilo
Meio-campista (1):
Pedrinho
Atacantes (5):
Amaya, Nicolas, Cleberson, Maxi Zalazar, Matteo, Lucca, Vinícius Mello e Matheus Cadorini
* nomes sujeitos a alterações com base nas análises de Miguel Ángel Ramírez