O Gre-Nal 430, marcado para as 22h15min deste sábado (3), na Arena, colocará Grêmio e Inter frente a frente pela primeira vez na temporada 2021. Desde o último clássico, em 24 de janeiro, pelo Brasileirão, algumas mudanças significativas atualizaram as prioridades das gestões da Dupla em relação aos jovens que sobem das categorias de base.
No Colorado, Alessandro Barcellos apresentou o técnico Miguel Ángel Ramírez e o coordenador de categorias de base Gustavo Grossi, com trabalhos focados na formação e aproveitamento dos jovens em campo. Ambas equipes colocaram seus jovens talentos em campo nas primeiras rodadas do Gauchão, e alguns deles estarão em campo no clássico da nona rodada.
Zé Gabriel, 22 anos
Frequentou o time titular do Inter após a venda de Bruno Fuchs, ainda em fevereiro de 2020, sob o comando de Eduardo Coudet. Perdeu espaço novamente para Rodrigo Moledo quando Abel Braga assumiu, mas voltou a jogar com Ramírez. Volante de formação, tem na qualidade do passe a principal virtude pretendida pelos técnicos estrangeiros. Independente de quem faça a primeira função do meio de campo, será de Zé Gabriel a missão de encontrar os espaços da saída de três na defesa colorada contra o Grêmio. Atuou quatro vezes e marcou um gol no Gauchão 2021.
Praxedes, 19 anos
Campeão da Copa SP de Futebol Jr em 2020, também foi colocado no time principal por Eduardo Coudet. O carioca é um dos mais utilizados por Miguel Ángel Ramírez nas primeiras partidas de testes, e parece que agrada ao espanhol. O canhoto disputou cinco partidas na atual temporada, além de dois clássicos Gre-Nal como profissional na temporada passada. Deve ser titular pela esquerda, com a missão de abastecer Yuri Alberto ou Paolo Guerrero no comando do ataque.
Caio Vidal, 20 anos
Foi buscado no time sub-20 por Abel Braga, que encontrou no cearense a velocidade que faltava ao plantel principal. Jogou 15 vezes e marcou dois gols nos últimos três meses da temporada 2020, conquistando pontos importantes no Brasileirão. Ainda não balançou as redes no Gauchão, mas foi um dos que mais foi escalado por Ramírez, com quatro aparições. Aproveitou as oportunidades de testes contra os times do interior e deve ser titular no primeiro Gre-Nal da carreira profissional.
Mauricio, 19 anos
Chamado de craque e com respaldo do técnico espanhol, Mauricio subiu ao time principal junto com Caio Vidal, pela mão de Abel Braga., depois de ser contratado em troca por Willian Pottker com o Cruzeiro. O meia tem duas assistências em quatro jogos na atual temporada. Disputa a titularidade com Praxedes, em uma competitividade também elogiada por Ramírez na entrevista coletiva após o empate com o São José, na quarta. Enfrentará o Grêmio pela primeira vez na carreira profissional.
João Peglow, 19 anos
Com passagens e títulos mundiais pela seleção de base, Peglow superou o trauma de perder um pênalti contra o Boca Juniors na Bombonera para ser uma opção recorrente no ataque do Inter desde a temporada passada. Ganhou chances e confiança com Abel Braga, geralmente entrando ao longo da partida. Foi titular no Gre-nal 329, com vitória de virada no Beira-Rio, mas deve ser reserva no 430, da Arena. Tem participação em três partidas na temporada 2021.