Esta marcada para o próximo dia 23 de março, às 15h, a sessão da 4ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul que irá julgar o técnico Miguel Ángel Ramírez e o Inter pelo ingresso na área técnica durante a partida contra o Ypiranga, no último domingo, no estádio Beira-Rio.
O treinador foi denunciado, por duas vezes, no artigo 258-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar. Por ter realizado o ato duas vezes durante o jogo, Ramírez pode ter como pena suspensão de duas a seis partidas ou pelo prazo de 15 a 180 dias.
Já o clube foi enquadrado no artigo 213- II, §1º, do mesmo código, também por duas vezes, por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir", referindo ao item II que diz: "invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo".
Além da multa que pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil, o artigo cita que "quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial."
O episódio praticado pelo novo técnico do Inter, que na ocasião ainda não estava regularizado, foi relatado em súmula pelo árbitro Jean Pierre Lima.
"Ao final da partida, quando já estava no vestiário, fui informado pelo responsável da empresa Create (empresa responsável pelo controle de acesso ao gramado) que o sr. Miguel Angel Ramires (sic), que estava credenciado para permanecer apenas nas arquibancadas, abriu a grade que dá acesso ao gramado e foi próximo à área técnica do SC Internacional e conversou com membros da comissão técnica que estavam relacionados para a partida. Em um determinado momento, o quarto árbitro, ao ser informado do fato, imediatamente comunicou o treinador do SC Internacional Sr. Osmar Loss que o Sr Ramires (sic) não poderia ultrapassar a grade de acesso ao gramado e assim foi prontamente atendido e o fato não se repetiu. Saliento ainda, que a referência ocorrência não causou qualquer tipo de prejuízo ao andamento da partida", relatou o árbitro.
Após ter o nome publicado no BID, Ramírez poderá comandar o Colorado neste domingo, contra o Novo Hamburgo, às 20h, no Estádio do Vale.