Com a classificação do Nacional para a fase de grupos da Libertadores, o Inter não poderá mais ser cabeça de chave da competição sul-americana. Os uruguaios se garantiram no último final de semana por terem sido o melhor time na tabela geral, que soma os pontos do Clausura e Apertura. Assim, o Colorado estará no pote 2 no sorteio do dia 9 de abril.
Assim, os comandados de Miguel Ángel Ramirez podem cair em um grupo com River Plate, ou Boca Juniors, ou Cerro Porteño, ou Olimpia, ou Nacional, ou até mesmo o Peñarol, caso ele se classifique para a fase de grupos.
Na próxima quarta (31), Rentistas e Liverpool se enfrentam na final do campeonato uruguaio. Caso o primeiro vença, rouba a vaga do Peñarol e o São Paulo será o cabeça de chave. Caso perca, o clube multicampeão de Montevidéu estará no pote 1 do sorteio.
Conforme regulamento da Libertadores, a metodologia do sorteio da fase de grupos impede que dois clubes do mesmo país estejam dentro de uma mesma chave, evitando, neste caso, que o Inter enfrente Palmeiras ou Flamengo, por exemplo.
O pote 3 conta com Vélez Sarsfield-ARG, Sporting Cristal-PER, América de Cali-COL, Fluminense, The Strongest-BOL, Universitario-PER, Deportivo Táchira-VEN e Argentinos Juniors-ARG.
Já o 4, que pode ter o Grêmio, caso passe do Independiente del Valle, tem garantidos Deportivo La Guaira-VEN, Unión La Calera-CHI e Always Ready-BOL. Os times vencedores da fase preliminar também entrarão nesse pote.