Acertado verbalmente com o Inter, o técnico Miguel Ángel Ramírez decidiu fazer alterações na sua equipe de trabalho. No Beira-Rio, o espanhol terá uma comissão técnica um pouco diferente da que lhe acompanhava no Independiente del Valle-EQU. Antes de viajar a Porto Alegre, o treinador está na Espanha escolhendo o seu preparador físico e os seus auxiliares.
Além disso, Ramírez aproveita o período no seu país natal para estudar o elenco colorado, assistir a partidas do futebol brasileiro e analisar os futuros adversários nas competições nacionais e internacionais.
Em relação ao corpo de profissionais que lhe acompanhava no Equador, o único que deve seguir com o técnico é o auxiliar argentino Martín Anselmi, seu fiel escudeiro. Já o novo preparador físico será buscado no futebol espanhol. Conforme apurado por GZH, haverá ainda um outro assistente, que terá a missão de analisar os aspectos táticos da equipe e observar os adversários.
Os demais profissionais que trabalhavam no clube equatoriano, o auxiliar Felipe Sánchez e o preparador físico Francisco Trujillo (ambos espanhóis), não devem acompanhar o treinador no Beira-Rio.
No clube equatoriano, Ramírez contava também com o preparador de goleiros português, Ricardo Pereira. Contudo, desde o princípio, o Inter não aceitou que ele compusesse a comissão, pois o atual titular da função no Beira-Rio, Daniel Pavan, é considerado um dos melhores do país.
A nova comissão técnica deve estrear a partir de 28 de fevereiro, data do início do Gauchão. A tendência é de que o treinador e seus auxiliares desembarquem no Brasil aproximadamente um mês antes para um período de adaptação. Até o final do Brasileirão, contudo, o comandante será Abel Braga.
Ramírez ainda não foi anunciado oficialmente pelo Inter. A direção decidiu não comentar o assunto publicamente para não prejudicar o foco do trabalho de Abel na temporada que ainda está em andamento. Apesar da convicção no projeto do treinador espanhol, o atual técnico vem sendo muito elogiado internamente pelos novos dirigentes.