Paulo Bracks, 39 anos, próximo dirigente responsável pelo futebol do Inter, é formado em direito e especialista em direito esportivo. Ocupa o cargo de diretor executivo do América-MG desde maio de 2019, onde começou como diretor das categorias de base em janeiro do ano anterior.
No clube mineiro, foi um dos responsáveis pela montagem do elenco que briga pela liderança da Série B e está vivo na semifinal da Copa do Brasil contra o Palmeiras depois de eliminar o próprio Colorado e, antes, o Corinthians. Além do trabalho com o plantel, no último dia 2, depois da derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro pelo Brasileirão, Bracks foi o porta-voz de uma manifestação institucional contra a arbitragem do campeonato.
— Por que que o América foi punido e desrespeitado pela arbitragem hoje no Independência? — questionou Bracks: — Meu vestiário e meu treinador não têm condições de vir aqui — concluiu o dirigente, após o clássico, anunciando que o técnico Lisca não concederia entrevista.
A manifestação contundente vem de um ex-auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Paulo atuou na suprema corte da bola entre 2008 e 2014. Depois, coordenou a área de competições da Federação Mineira de Futebol até 2017. Em 2016, formou-se no curso da CBF de gestão esportiva e também virou professor da entidade.
Segundo a rádio Itatiaia, Bracks comunicou à diretoria que não seguirá seu trabalho no clube mineiro em 2021. A gestão de Alessandro Barcellos tem acerto encaminhado com o executivo, que deve ser anunciado nos primeiros dias do ano que se aproxima.
Contratações recentes
O ano da pandemia trouxe dificuldades financeiras às gestões de clubes em todo país. Ainda assim, o América e Bracks reforçaram o elenco principal durante a paralisação das competições. Foram contratados o lateral-direito Daniel Borges, o atacante Calyson, o zagueiro Anderson e o goleiro Matheus Cavichioli, os dois últimos titulares.
O gaúcho Cavichioli, 34 anos, é um dos destaques da campanha do time de Lisca na Copa do Brasil. Na temporada anterior, o meia Geovane e o atacante Elias foram as principais contratações.