D'Alessandro se prepara para a despedida do Inter, depois de mais de 12 anos de serviços prestados. A partida de número 517, contra o Palmeiras, marcada para o sábado (19), será a última do argentino pelo Colorado. Ao longo dessa trajetória, 95 gols foram comemorados pelo camisa 10.
Os números impressionam, mas não tanto quanto a relevância de alguns momentos de D'Ale no Beira-Rio. GZH relembra 10 gols do meia que marcaram a passagem dele pelo Colorado.
D'Alessandro em 10 gols

O primeiro gol pelo Inter
D'Alessandro conheceu o caminho do gol pela primeira vez na 25ª rodada do Brasileirão de 2008, em uma partida contra o Botafogo, no Engenhão. Na ocasião, o argentino marcou o segundo gol da vitória colorada após tabelar com Guiñazu, invadir a área, driblar o volante Leandro Guerreiro e chutar rasteiro, no canto, sem chances para o goleiro adversário.

Primeiro gol de D'Ale em Gre-Nal
Com menos de dois meses no clube, D'Ale mostrou para os co-irmãos que seria uma grande dor de cabeça. Na goleada contra o Grêmio na 27ª rodada do Brasileirão de 2008, o argentino ainda camisa número 15 abriu o placar. Depois um cruzamento para a área, a defesa gremista afastou mal. A bola sobrou no pé do meia, que mandou um chute forte, vencendo o goleiro Victor. O meia ainda deu passe para os outros três gols da partida.

O primeiro brasileiro na final da Sul-Americana
Os pés do argentino colocaram o Inter na final da Sul-Americana de 2008. Contra o Chivas, o gringo correu por todo o campo, deu carrinho, desarmou como se fosse volante. E ainda fez dois dos quatro gols. O primeiro foi de pênalti sofrido em jogada individual. A cobrança foi no cantinho, certeira, sem qualquer esperança para o goleiro Hernández. O segundo foi de falta, em um chute com perfeição, rente à trave esquerda do goleiro.

Mundial de Clubes
Após a decepção na eliminação para o Mazembe, a equipe colorada se redimiu contra a equipe sul-coreana Seongnam Ilhwa. Na disputa pela terceiro lugar, a equipe gaúcha goleou por 4 a 2 e D'Ale marcou o terceiro do Inter na partida. Seu único gol em Mundiais de Clubes.

O último título no Olímpico
Na final do Gauchão de 2011, que ficou marcada com a última volta olímpica do antigo estádio do Grêmio, o Inter precisava vencer para levar a disputa para as penalidades. E D'Alessandro foi decisivo. Ele anotou o terceiro gol colorada na partida, de pênalti. Nas cobranças alternadas, o Colorado foi melhor e ficou com o título.

Gol da classificação à Libertadores 2012
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o Inter conquistou a tão sonhada vaga à Libertadores de 2012 com gol do argentino, em cima do Grêmio, no Beira-Rio. No jogo, o meia confirmou o bom retrospecto contra o rival. O gol de pênalti na vitória por 1 a 0, foi o sexto dele em 14 duelos contra o Grêmio.

Gol contra o Milan de Ibrahimovic
O Inter fez bonito em sua participação na Copa Audi, competição disputada na Alemanha, em 2011. Na briga pelo terceiro lugar, o Inter não se deu por vencido diante do Milan de Ibrahimovic. O Colorado saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou o resultado. O gol de empate saiu dos pés do camisa 10. Ricardo Goulart chutou em cima da zaga, D'Alessandro pegou a sobra no interior da área e chutou para a alegria dos colorados. Assista ao gol aqui.
Primeiro gol do novo Beira-Rio

Coube a D'Alessandro marcar o primeiro gol do novo Beira-Rio. Na vitória contra o Peñarol, por 2 a 1, o argentino anotou um belo gol de falta. Na comemoração, o meia não conseguiu segurar as lágrimas diante de mais um momento em que havia entrado para a história do Inter.

Primeiro gol na volta ao Inter
O jogo não chegou nem perto de ser o melhor do camisa 10 no Inter, mas é emblemático para o argentino: nele, D'Ale marcou seu primeiro gol em sua volta ao clube colorado após um ano fora. Após cruzamento de Uendel, o meia nem precisou deixar a bola quicar. De primeira, com o pé direito, fuzilou, sem chances ao goleiro. O feito também fez o capitão chegar ao 77º pelo clube gaúcho e igualou a marca de Fernandão entre os 20 maiores artilheiros da história.

Último gol em Gre-Nal
D'Alessandro gosta de clássicos. E sabe fazer gols no Grêmio, balançou as redes nove vezes em 12 anos. O último aconteceu em 2018, no Gauchão. Mesmo vencendo, o Inter foi eliminado da competição. O argentino marcou um belo gol de falta, após chute cruzado, que Marcelo Grohe não conseguiu defender.