Fernando Carvalho entrou para a história do Inter como o presidente que levou o clube às suas maiores conquistas em 2006. Em seu primeiro ano de gestão, porém, as coisas não saíram como o imaginado. Uma das primeiras contratações de 2002, o zagueiro Júnior Baiano acabaria sendo dispensado na metade daquela desastrada temporada, que quase acabou em rebaixamento à Série B.
O time realizava a pré-temporada em Canela quando a direção anunciou a chegada do experiente defensor. Aos 31 anos, Júnior Baiano chegava do Shanghai Shenhua, da China, e trazia consigo um extenso currículo, que ostentava o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1998, além de títulos por praticamente todos os ex-clubes, como Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco. Por este último, inclusive, havia conquistado a Copa João Havelange de 2000.
Portanto, não era nenhum absurdo que ele recebesse um dos maiores salários do vestiário e carregasse até mesmo a braçadeira de capitão. Foi assim, por exemplo, que chegou à final do Gauchão, contra o 15 de Novembro de Campo Bom. Coube a ele, inclusive, erguer a taça. Mas veio o Brasileirão e o time saiu dos trilhos.
Na quarta rodada, após ter vencido apenas um jogo, o Inter visitaria o Botafogo, no Rio de Janeiro. Júnior Baiano não viajou com a delegação, apresentou-se diretamente no Maracanã e, após a partida, deixou o hotel, voltando a Porto Alegre apenas na manhã seguinte. Irritado com a situação, o técnico Guto Ferreira pediu seu afastamento e foi atendido pela direção, que foi além, decidindo pela demissão por justa causa.
— Nenhum atleta pode vestir a camisa do Inter como se fosse um favor — sentenciou o então vice de futebol colorado, Pérsio França.
O zagueiro ingressou na Justiça, pedindo reversão da causa, além dívidas trabalhistas e danos morais. O imbróglio judicial só seria resolvido 10 anos depois, com o clube tendo de pagar uma multa ao jogador. Júnior Baiano encerraria a carreira apenas em 2009, no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos. Antes, ainda atuaria por América-RJ, Brasiliense e Volta Redonda.