O Inter enfrenta o Tolima nesta quarta-feira (19), em Ibagué, na Colômbia, pelo confronto de ida da terceira fase da Libertadores. O jogo de volta ocorre no dia 26 de fevereiro, no Beira-Rio. Por competições oficiais, o Colorado já enfrentou colombianos 11 vezes. Foram três vitórias, cinco empates e três derrotas. No último encontro, em 2015, o clube gaúcho eliminou o Santa Fé nas quartas de final da principal competição da América.
Na fase de grupos daquele ano, o Inter foi o primeiro colocado no Grupo D, com 13 pontos. Nas oitavas de final, passou pelo Atlético-MG. O Santa Fé foi o líder do Grupo A, com 12 pontos. Na fase seguinte, derrotou o Estudiantes.
No duelo de Bogotá, o Santa Fé saiu vencedor com um gol no final da partida. O zagueiro Mosquera marcou após uma cobrança de escanteio aos 46 minutos do segundo tempo. No Beira-Rio, o Inter fez 2 a 0. Juan abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo. O gol que confirmou a classificação foi marcado por Rafael Moura aos 42 minutos da etapa final.
Na equipe colombiana, o destaque era o meia venezuelano Luis Manuel Seijas, que depois foi contratado pelo Inter, mas acabou não tendo bom desempenho. Dos jogadores que entraram em campo nos dois duelos contra o Santa Fé, apenas o meia D'Alessandro e o volante Rodrigo Dourado seguem no Colorado.