Andrés Felipe Amaya Rivera, ou apenas Amaya, 18 anos, é o novo reforço da base do Inter. O meia colombiano foi contratado por empréstimo junto ao Atlético Huila, da cidade de Neiva, a 324 km de Cali, na Colômbia. O jogador chama atenção por sua mobilidade e dribles desde os 16 no time principal. Foi convocado para a Copa do Mundo sub-20, em 2019, mas não jogou. Mesmo assim, voltou ao clube com a expectativa de ser negociado para o futebol europeu.
Ele chega ao Colorado por empréstimo até o final de 2020 com opção de compra. A negociação vem depois da temporada que o Atlético Huila foi rebaixado no Campeonato Colombiano com pouca participação de Amaya. A campanha irregular resultou na 18ª colocação. O meia atuou em 21 das 40 partidas e marcou quatro gols.
José Maria Yepes, jornalista coordenador de esportes da Rádio Cadena Nacional em Neiva, conta que depois que o jovem surgiu no time titular, ainda em 2018, escolhas da direção e do corpo técnico atrapalharam o desenvolvimento dele.
— O dono via ele como a joia da coroa. Quando voltou da Copa do Mundo, pensaram que o time seria Amaya e mais 10. Isso o tirou um pouco de órbita. Seu rendimento não foi o melhor, inclusive gerou algum distanciamento de seus colegas por comportamentos respaldados pelo dono do clube — conta, explicando que mesmo com poucas boas atuações, reinava a expectativa de saída para a Europa.
Yepes relata que a imprensa e a cidade especulavam uma saída de Amaya para o Porto, de Portugal, que acabou não se confirmando. O jornalista define o meia como rápido e habilidoso, com porte físico frágil.
Em Porto Alegre, ele chega para integrar as categorias de base com o objetivo de desenvolvê-lo como atleta. O diretor geral das categorias de base do Inter, Fabrício Delaix conta que observa e tenta a contratação do jogador desde 2018. O modelo de negócio foi o desejado pelo Colorado, por isso a demora para conseguir trazer Amaya para o Beira-Rio.
— Vimos um triangular com a Colômbia na Granja Comary em que ele se destacou. Em 2019 percebemos ele evoluindo e tentamos de novo abrir negociações nos nossos padrões — explica, e elogia:
— É um atleta que tem características interessantes para a posição e está em desenvolvimento. Temos informações do comportamento dele e da parte física, e que são ambos bons. Vem para as equipes de base mas em breve se continuar evoluindo, pode fazer parte da transição e do profissional.
Amayo deve chegar a Porto Alegre neste final de semana. Haverá um período de adaptação do garoto e avaliações físicas. A documentação também ainda não permite uma estreia imediata do jogador pelo Inter.