O sonho do Palmeiras de contratar o meio-campista Andrezinho, então com 26 anos, acabou no dia 26 de dezembro de 2009. Apesar de na época ter sido veiculado como possível reforço do clube paulista, o jogador teve sua opção de compra exercida pelo Inter para a temporada 2010.
Quem confirmou a informação foi o próprio jogador momentos antes de viajar para curtir o Réveillon em Aruba, no Caribe. Andrezinho foi emprestado ao time colorado em 2008 pelo Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro.
— O Inter acabou de exercer o direito de compra de 50% dos meus direitos junto ao Nova Iguaçu e, com isso, voltarei para Porto Alegre em de janeiro — confirmou Andrezinho.
Na mesma entrevista, o jogador agradeceu o interesse do Palmeiras e garantiu estar feliz com o desfecho que o manteria no Beira-Rio ao menos até o dia 31 dezembro de 2011.
Durante a temporada de 2009, apesar de não ter sido titular indiscutível do time de Tite, Andrezinho, que disputava a posição com D'Alessandro, caiu no gosto da torcida e foi importante para a campanha colorada — marcando um inesquecível gol de falta nos acréscimos das quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo e eliminando o campeão brasileiro da competição.