Embora a Copa São Paulo permita inscrições de jogadores de até 20 anos, o Inter levará poucos atletas que já atingiram a idade limite para a disputa da competição, prevista para o início de janeiro de 2020. A ideia é utilizar garotos entre 17 e 18 anos para dar rodagem aos jogadores e prepará-los à equipe profissional.
— É uma nova filosofia para acelerar o processo de formação. Durante o ano todo, jogamos com atletas sendo dois anos mais novos. Estamos preparando os jovens para o futuro visando capacitação, técnica, tática, física e mental. Eles terão dois anos ainda dentro da categoria, mas nosso objetivo é oportunizar para o profissional. Dentro disso subimos Heitor, Bruno Fuchs, Johnny, Erik, entre outros — avaliou o diretor geral da base colorada, Fabrício Delaix.
A base da equipe é a mesma que disputou a Copa Ipiranga sub-20 — competição em que foi eliminada pelo River Plate, de virada, por 2 a 1. O torneio, inclusive, fez parte de uma preparação de 38 dias — que contou com trabalhos técnicos, táticos, físicos e multidisciplinares — para a disputa da Copa São Paulo.
Os preparativos envolvem também um jogo-treino no sábado (20) contra o São José, em Alvorada. Após folga no Natal, o grupo de 25 jogadores treina até o dia 2 de janeiro, quando viaja para São Paulo. Tetracampeão do torneio, o Inter está no Grupo 7, que terá jogos sediados na cidade de Capivari. Ao seu lado, estão Capivariano, Confiança-PB e Linense.