O atacante Wellington Silva foi absolvido do processo em que fazia parte na Espanha que investigava suposto caso de manipulação de resultados no campeonato local em 2010/11.
Atacante do Levante na época, o jogador do Inter estava no grupo que enfrentou o Zaragoza, em 21 de maio daquele ano, e perdeu em casa por 2 a 1. O jogo marcou a permanência do Zaragoza na primeira divisão espanhola e a suspeita era de que jogadores do Levante tivessem recebido € 965 mil (R$ 3,8 milhões na cotação atual) para que perdessem a partida.
Nesta segunda-feira (9), o Juizado Penal número 7 de Valencia, que investigava o caso, absolveu todos os jogadores envolvidos na partida. Apenas duas pessoas foram condenadas no processo: Agapito Iglesias, ex-proprietário do Zaragoza, e o conselheiro do clube, Francisco Javier Porquera, sob a alegação de falsidade ideológica em documentos fiscais.
— Estávamos convictos da absolvição do Wellington, como já havia ocorrido anteriormente, uma vez que ele não fez nada de errado e desconhecia qualquer tentativa de manipulação — disse Alexandre Soares, advogado que representa o atleta.
Entre os citados estavam os uruguaios Munúa e Stuani, os equatorianos Jefferson Montero e Felipe Caicedo, o paraguaio Paulo da Silva, os argentinos Ponzio, Leo Franco e Bertolo, além dos espanhóis Gabi, hoje capitão do Atlético de Madrid, que marcou os gols do Zaragoza, e Ander Herrera, que está no PSG. O técnico mexicano Javier Aguirre, que dirigia a equipe, também estava entre os acusados.
Wellington Silva tem vínculo com o Inter até junho de 2020. O atacante de 26 anos foi contratado no começo do ano passado, fez 54 jogos e marcou três gols pelo Colorado.
Confira a lista dos jogadores que estavam envolvidos no processo:
Levante - Wellington Silva, Miguel Pallardó, Gustavo Munúa, Héctor Rodas, Rafael Jordá, Rubén Suárez, Xavi Torres, Christian Stuani, Jefferson Montero, Miguel Robusté, Javi Venta, Manuel Reina, Felipe Caicedo, Vicente Iborra, Xisco Muñoz, Sergio Ballesteros, Juanfran García e David Cerrajería.
Zaragoza - Maurizio Lanzaro, Toni Doblas, Paulo da Silva, Jorge López, Ander Herrera, Braulio Nóbrega, Leo Ponzio, Gabi Fernández, Carlos Diogo, Ivan Obradovic, Ikechukwu Uche, Adam Pinter, Javier Paredes, Leo Franco, Jiri Jarosik, Nicolás Bertolo, Said Boutahar e Ángel Lafita.