Contratado pelo Inter como uma ideia de reposição para Leandro Damião, que vivia grande momento e recebia propostas da Europa, Jô teve uma passagem para esquecer pelo Beira-Rio entre 2011 e 2012. O centroavante, agora com 32 anos, defende o Nagoya Grampus, do Japão.
Apesar de ter conquistado três títulos – dois Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Sul-Americana —, a passagem de Jô pelo Inter esteve longe de ser um sucesso. O centroavante anotou apenas seis gols e teve seu nome envolvido em uma série de polêmicas extracampo durante o período de um ano no Beira-Rio.
Nagoya Grampus
Jô chegou ao Nagoya Grampus em dezembro de 2017, após ter sido artilheiro e destaque do Corinthians na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. No Japão, o centroavante vem tendo sucesso. Ele já marcou 30 gols em 68 jogos, uma média de 0,44 por partida.
Com os gols, Jô ajudou o clube japonês a se livrar do rebaixamento na última temporada e terminou como artilheiro da competição. A fase indica que, pelo menos por enquanto, o destino de Jô deve permanecer do outro lado do mundo.
Sucesso após deixar o Inter
Sem espaço no Inter e envolvido em polêmicas, Jô deixou o clube gaúcho para jogar no Atlético-MG em maio de 2012. Com a camisa do Galo, viveu um dos melhores momentos de sua carreira. Jô atuou até 2015 em Belo Horizonte e colecionou bons números: mais de 120 partidas, 39 gols, dois Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.
Neste período, o atacante ainda teve convocações para a Seleção Brasileira, com participação na Copa das Confederações em 2013, com dois gols marcados e o título conquistado, e na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
A grande fase vivida despertou o interesse do mercado no Exterior, e Jô foi para o Shabab Dubai, dos Emirados Árabes. Mas a passagem por lá não durou muito tempo. Com 19 partidas e 16 gols marcados, Jô deixou Dubai para ir rumo à China, onde vestiu a camisa do Jiangsu Suning. A meia temporada não foi de grande destaque, e Jô acabou retornando para o Corinthians, clube em que havia iniciado a carreira.
A nova oportunidade com a camisa corintiana em 2017 foi de grande destaque. Com 67 partidas disputadas e 25 gols marcados, foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano — do qual foi um dos artilheiros. O bom desempenho pelo Corinthians gerou o interesse do Nagoya Grampus, que fechou sua contratação por 11 milhões de euros em dezembro de 2017.