O Inter tem novo técnico. Zé Ricardo foi apresentado no final da manhã desta terça-feira (22) e assinou contrato até dezembro de 2019. A comissão técnica permanente será comandada agora pelo carioca, que traz junto consigo o auxiliar Cléber dos Santos, que assim como o novo treinador colorado, tem vasta experiência em clubes do Rio de Janeiro.
Formado em Educação Física, Cléber tem 40 anos e foi lançado pelo Flamengo. Por lá, foi treinador das categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. No time "mirim" do Fla, ganhou um auxiliar técnico: Zé Ricardo. A parceria da dupla começou ali e depois se desfez para que o então treinador assumisse compromisso com o Grêmio Osasco e Audax-RJ.
Foi nos clubes menores, entre 2007 e 2010, que Cléber dos Santos teve suas primeiras experiências em um elenco principal. O tamanho das equipes e a escassez de profissionais fizeram com que o contato com o grupo titular fosse mais próximo. Assim, ele acabou ganhando chances como auxiliar e treinador.
Em 2014, ele acabou demitido e assinou com o Vasco. Lá, integrou a comissão técnica permanente e intensificou um trabalho como analista de desempenho no grupo comandado pelo então treinador Jorginho. Quando o mesmo acabou saindo do clube, chegou a treinar interinamente a equipe ao lado de Zinho.
Quando Zé Ricardo foi efetivado como treinador no Flamengo pelo executivo Rodrigo Caetano, o então treinador solicitou a contratação do seu ex-companheiro de categorias de base. Cléber chegou de volta na Gávea e passou a integrar a equipe permanente de Zé Ricardo desde então, passando juntos depois por Vasco, Botafogo e Fortaleza.
No Inter, a dupla formará a nova comissão técnica do clube ao lado do já auxiliar permanente Caíco e de Ricardo Colbachini, ex-técnico do time sub-23 e que agora foi alçado ao grupo principal.
Zé Ricardo estreia no comando do Inter no próximo sábado (26), contra o Bahia. O time de Roger Machado é o primeiro dos próximos compromissos decisivos dos colorados, que podem definir o rumo do time no ano. Afinal, o objetivo é a conquista da vaga para a Libertadores do ano que vem.