Finalista do Brasileirão de Aspirantes pelo terceiro ano consecutivo, o Inter mudou sua filosofia. Em 2017 e 2018, o clube optava por contratar jogadores de fora.
— A gente acelerou o processo das categorias de base. Por exemplo: este ano já usamos os atletas nascidos em 1999 e 2000. Nossa mescla, entre jogadores jovens e alguns com passagens pelo profissional, deu certo — diz Fabrício Delaix, diretor geral da base do Inter.
Remanescente da derrota na final do ano passado para o São Paulo, o atacante Netto é o capitão. Autor de dois gols no Gre-Nal da fase inicial, ele é apontado como um dos destaques. Além dele, nomes como Johnny, Zé Gabriel e Juliano Fabbro são trabalhados pela base colorada para ser jogadores do time principal em breve.
Outro que surge bem no time e é visto com bons olhos é o atacante Matheus Monteiro. Com 19 anos, ele é o artilheiro colorado na competição, com quatro gols. Vindo do Boavista-RJ, suas atuações têm sido elogiadas.
— Não temos como prever quem vai subir no ano que vem, mas há bons nomes. Tudo vai depender da composição do elenco profissional para 2020 — conclui Delaix.
Assim como no Grêmio, o time sub-23 colorado possui jogadores com bagagem no time de Odair Hellmann. O goleiro Keiller, os zagueiros Roberto e Bruno Fuchs, os laterais Heitor e Erik e o atacante Pedro Lucas são atletas que, quando jogam pelo time de baixo, agregam experiência.
Por essa mudança de pensamento dentro do clube, alguns jogadores deverão aparecer com mais frequência nos treinos do elenco profissional. Não só em 2020: o projeto colorado é de que isso se repita ao longo dos anos.
— Acho que os dois times estão mais maduros para esta final. Chegaram os dois melhores da competição, então quem estiver mais atento aos detalhes vai ficar com o título — afirmou o treinador Ricardo Colbachini.
O técnico também fez uma avaliação sobre a campanha:
— Vejo que a gente conseguiu fazer um caminho consistente. A gente foi crescendo bastante ao longo da competição e chega bem para disputar a final com o bom time do Grêmio.