Não é replay. Inter e Cruzeiro se encontram pela quarta vez na temporada, a última no ano, no próximo sábado (5), às 21h, no Mineirão — apenas Flamengo e Grêmio foram enfrentados em tantas oportunidades. O confronto, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, tem uma particularidade para os mineiros: será o terceiro técnico diferente nos duelos contra o Inter. Além do ex-colorado, a equipe azul de Minas Gerais também teve alterações nas formações colocadas em campo — o time treinado por Odair Hellmann tem 100% de aproveitamento nos duelos.
Nos dois primeiros embates, um pelo Brasileirão, no Beira-Rio, e outro em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil, Mano Menezes esteve na casamata. Na partida em território gaúcho, o Colorado aplicou apenas a segunda derrota da Raposa na temporada ao vencer por 3 a 1 — gols de Nonato, Guerrero e Moledo, enquanto Dedé guardou para a equipe celeste.
Na ocasião, Mano colocou força máxima em campo. A base era composta, no final do mês de maio, por Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Dodô; Lucas Silva, Lucas Romero, Jadson e Thiago Neves; Pedro Rocha e Fred. Ainda ingressaram na partida David, Rodriguinho e Sassá. Outro fato a ser lembrado da partida foi a agressão de Edilson a Nico López, que rendeu punição ao lateral e fez com que ele perdesse espaço entre os principais atletas mineiros.
Já o segundo embate foi o último dos três anos do técnico gaúcho no Cruzeiro. A derrota em casa, pela semifinal da Copa do Brasil, fez com que Mano Menezes deixasse o clube na primeira quinzena de agosto. Nos dois meses de diferença entre as partidas, foram quatro trocas. Entraram: Orejuela na lateral direita, Ariel Cabral e Robinho no meio-campo e Sassá no ataque.
Visando a uma recuperação no Brasileirão, mas também no mata-mata, o maior vencedor da Copa do Brasil anunciou Rogério Ceni como treinador. O ex-goleiro teve três jogos até um reencontro com o Inter, passando invicto em todos. Porém, no Beira-Rio, improvisou o volante Jadson na lateral direita, já que Orejuela estava na seleção da Colômbia, colocou Fabrício Bruno na zaga sem Léo, que estava lesionado, e apostou em um ataque mais leve com Marquinhos Gabriel, David e Pedro Rocha, sem Fred iniciando a decisão. Levou 3 a 0 e ainda críticas de Thiago Neves:
— Hoje era um jogo diferente, e nós tivemos que adaptar a um novo esquema. Na minha opinião, você querer mudar dois, três jogadores fora de casa é muita coisa, ainda mais em um time que vem formado — disparou Thiago Neves, após a eliminação para o Inter.
Nesta segunda-feira, Abel Braga estreia diante do Goiás, no Serra Dourada. O técnico campeão do mundo pelo Inter em 2006 não conta com possíveis titulares por diversos motivos. Fred está suspenso, Pedro Rocha não integrou a delegação no Centro-Oeste do país, além de Ariel Cabral e Léo, que estão no departamento médico. Com isso, a provável equipe que entra em campo às 20h deve ter: Fábio; Orejuela, Dedé, Fabricio Bruno e Egídio; Henrique, Éderson, Robinho e Thiago Neves; David e Sassá.
Para o final de semana, apenas os atacantes devem ficar à disposição. Alguns atletas mineiros estão pendurados e podem ser desfalques: Dedé, Henrique, Marquinhos Gabriel, Robinho e Orejuela.