Caso vença o Athletico-PR e conquiste o bi da Copa do Brasil nesta quarta-feira (18), o Inter pode entrar para a história como clube campeão que mais usou estrangeiros ao longo da campanha. Para se ter uma ideia, do time que ganhou o troféu em 1992, o goleiro paraguaio Gato Fernández era o único nascido fora do país. Em 2019, a lista pode ter seis nomes.
Além dos quatro titulares (Víctor Cuesta, D'Alessandro, Nico López e Paolo Guerrero), o argentino Sarrafiore ingressou em quatro partidas. E, por fim, o colombiano Tréllez ficou no banco de reservas no jogo de ida da semifinal contra o Cruzeiro, no Mineirão. Aliás, a aparição do centroavante entre os relacionados só foi possível porque D'Alessandro estava suspenso. Do contrário, ficaria de fora da súmula, como foi durante toda a campanha, por conta do limite de estrangeiros imposto pela CBF.
Até 2013, a limitação era de três jogadores "gringos" a cada partida. Depois, passaram a ser aceitos cinco. De lá para cá, Flamengo (2013), Atlético-MG (2014) e Grêmio (2016) não chegaram ao número máximo permitido — o Tricolor, por exemplo, só tinha Kannemann (argentino) e Miller Bolãnos (equatoriano).
O primeiro campeão a atingir este recorde foi o Palmeiras, em 2015. Naquele ano, o técnico Marcelo Oliveira usou cinco estrangeiros na competição: os argentinos Cristaldo, Mouche, Allione, Tobio e Lucas Barrios (este último, naturalizado paraguaio).
O Cruzeiro também chegou ao máximo permitido em 2017 e 2018. No penta, foram utilizados por Mano Menezes: Lucas Romero (argentino), De Arrascaeta (uruguaio), Luis Caicedo (equatoriano), Ábila (argentino) e Ariel Cabral (argentino). Na temporada seguinte, a do hexa, os argentinos Barcos e Mancuello entraram nas vagas de Ábila e Caicedo.
Veja títulos com maior número de estrangeiros
Cruzeiro 2018
Ariel Cabral (argentino)
Hernán Barcos (argentino)
Lucas Romero (argentino)
Mancuello (argentino)
De Arrascaeta (uruguaio)
Cruzeiro 2017
Lucas Romero (argentino)
De Arrascaeta (uruguaio)
Luis Caicedo (equatoriano)
Ábila (argentino)
Ariel Cabral (argentino)
Palmeiras 2015
Lucas Barrios (argentino/paraguaio)
Cristaldo (argentino)
Mouche (argentino)
Allione (argentino)
Tobio (argentino)