O Inter não terá seu principal goleador nas duas próximas partidas do Brasileirão. O centroavante Paolo Guerrero estará com a seleção peruana na disputa da Copa América e será desfalque na partida contra o Vasco fora de casa, na próxima sexta-feira (7), e contra o Bahia, dia 12, no Beira-Rio.
Com a saída de Guerrero para a Copa América, Odair Hellmann apontou que Rafael Sobis ocupará a vaga do centroavante peruano. Os colunistas de GaúchaZH opinam se esta é a melhor alternativa.
Rafael Sobis é a melhor alternativa para o lugar de Guerrero. Na hierarquia dos centroavantes, ele é o primeiro da fila na ausência do peruano. E não é só por isso. Quando teve oportunidades durante o ano, deu conta do recado. Em momentos importantes, como na Libertadores, teve papel decisivo. Na comparação com Guerrero, Sobis tem características diferentes. Mas o substituto tem que ser ele.
Sim, e não só pela falta de opções no elenco. Mesmo que o Inter tivesse um centroavante confiável como alternativa, não há melhor jogador para substituir Guerrero do que Sobis. O camisa 23 é protagonista e, nesta temporada, possui os números a seu favor, já são quatro gols e cinco assistências em 20 jogos. Pouco tempo em campo e efetividade. Além disso, existe uma diferença entre entrar em um time ajustado, caso do Inter hoje, e ser colocado em um time desestruturado. Todos estes aspectos explicam o motivo pelo qual Sobis deve ser o escolhido por Odair.
Rafael Sobis é a mais viável alternativa para a vaga de Paolo Guerrero, embora haja uma grande diferença de características entre os dois. Com Sobis, perde-se a bola aérea, não se tem o pivô e o posicionamento que prende os adversários. Ele compensa a ausência de Guerrero com a vocação para o gol nos chutes a média distância, com mais jogadas de combinação e deslocamento e na experiência, quesito que o distancia da outra alternativa que seria o jovem Pedro Lucas.