Desde 2012, o Inter tem contrato com a Nike como sua fornecedora de materiais esportivos. O acordo com a empresa norte-americana rende aos cofres colorados R$ 15 milhões por ano. Porém, o vínculo se encerra no fim de 2019 e a equipe gaúcha tem recebido sondagens de outras empresas interessadas em fazer um acordo para assumir o posto.
De acordo com o diretor-executivo de marketing do Inter, Ricardo Di Sora, a relação com a Nike é muito boa e os produtos disponibilizados são de ótima qualidade.
— A Nike é a maior empresa de materiais esportivos do mundo, ao lado de outras duas marcas. A qualidade do produto é indiscutível, o que é uma das premissas para a escolha do fornecedor de material esportivo. Além de ser um contrato bom financeiramente para o clube — afirmou.
Em meio às especulações de um possível fim da parceria, o executivo destacou o trabalho que tem sido feito para o lançamento do novo fardamento que será utilizado nesta temporada.
— Estamos trabalhando intensamente no lançamento de uma nova camisa. Ela será utilizada nesta temporada e tem uma história muito bacana por trás. Tenho certeza de que o torcedor vai gostar de mais deste novo produto — comentou.
Apesar da satisfação do clube com a Nike, Di Sora não nega que já recebeu sondagens de outras marcas. Porém, ressalta o direito adquirido da empresa norte-americana de ter a preferência na renovação.
— Toda nossa concentração está neste novo lançamento. Temos contrato com a Nike até 31 de dezembro de 2019. Ou seja, praticamente um ano. As negociações para uma renovação acontecerão somente em um momento adequado — afirmou.
Apesar dos elogios à fornecedora, a Ouvidora Geral do Inter, Najla Diniz, admite que o clube recebe reclamações de torcedores pela ouvidoria do clube e redes sociais. Muitas não são relacionadas à qualidade dos produtos, mas à falta de variedade. O principal pedido vem de mulheres. Apesar de haver um modelo da camiseta colorada projetado para o público feminino, não há diversificação de materiais além do fardamento.
Outro ponto reclamado por torcedores é a falta de produtos do Inter à venda no site oficial da empresa. Existem poucos na loja virtual da Nike referentes ao clube gaúcho, se comparado ao Corinthians, por exemplo, que também tem a empresa americana como fornecedora. Sobre isso, Ricardo Di Sora prometeu atenção especial:
— O torcedor pode ter certeza que, renovando ou não com a Nike, esse problema será corrigido. Será uma das premissas do novo contrato. Antes de acertarmos com uma nova fornecedora ou de renovar, são quatro pilares fundamentais a serem tratados na negociação: a associação e exposição da marca com o clube, a qualidade do produto, o financeiro e a satisfação do torcedor — finalizou.
A nova camisa colorada ainda não tem data definida para o seu lançamento. Porém, por se tratar de uma marca mundial, isso deve acontecer mais próximo do meio da temporada, o que não é confirmado pelo dirigente.
Para responder sobre a falta de variedades nos produtos disponibilizados ao torcedor do Inter, a reportagem entrou em contrato com a Nike que, por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não se manifestar sobre o assunto.