A melhor notícia para Odair Hellmann foi o retorno de Leandro Damião. O centroavante participou do treino de quarta-feira (31) e pode voltar ao time para enfrentar o Atlético-PR, no domingo, às 19h. Seu histórico recente é auspicioso para o Inter: nas últimas quatro partidas, fez cinco gols (e ainda teve um anulado em lance polêmico contra o Santos).
Na atividade realizada no CT Parque Gigante, o atacante não mostrou problemas físicos, apesar de ainda estar sob observação de médicos, fisioterapeutas e preparadores. Pelo contrário: em um de seus lances mais corriqueiros, arriscou uma bicicleta e marcou um gol.
Nos últimos sete jogos em que Leandro Damião esteve em campo, o Inter marcou pelo menos uma vez. Só o empate com o Cruzeiro, no Mineirão, foi 0 a 0. No total, foram 12 gols nessas partidas. E é bem verdade também que não foram 13 porque o centroavante viu seu pênalti contra a Chapecoense ser defendido por Jandrei nos minutos finais.
O atacante ainda tem outros números ofensivos importantes. É responsável por garantir, pelo menos, três conclusões por jogo, além de um passe para finalização a cada duas partidas. Defensivamente, tem se destacado por uma entrega tão grande que já quase marcou gol roubando a bola de goleiros adversários.
Damião, porém, tem convivido com lesões. E essa condição é um dos fatores que impedem a confirmação da renovação de seu contrato com o clube, que termina em dezembro. Ele ficará livre para assinar com qualquer equipe a partir de 2019. Até por isso, tem jogado mesmo sem estar 100% curado.
— É hora do sacrifício. São só decisões até o fim do ano — comentou Damião.
Além de Leandro Damião, o ataque do Inter terá outro retorno. Substituído aos 28 minutos do primeiro tempo da partida contra o São Paulo, em 14 de outubro, William Pottker ficará à disposição de Odair. O atacante, porém, deverá ficar no banco.
A falta de ritmo e a própria condição do jogador, que já havia perdido a posição para D'Alessandro e só começou aquela partida porque Damião se recuperava de lesão, devem contribuir para esse início na reserva. Pottker não faz gol desde 5 de setembro, no 2 a 1 sobre o Flamengo e vinha com um histórico recente de cinco partidas sem nem mesmo chutar na direção da trave adversária.
O retorno de ambos é comemorado pelo grupo colorado. O zagueiro Víctor Cuesta falou sobre o assunto na entrevista coletiva:
— Eles são peças importantes para o nosso time, mas temos outros companheiros para suprir essas ausências.
DAMIÃO — ÚLTIMOS JOGOS
- Corinthians 1x1 Inter (gol)
- Inter 2x1 Vitória (gol)
- Inter 3x1 São Paulo (dois gols)
- Inter 2x2 Santos (gol)
DAMIÃO — 2018
- 27 jogos (1863 minutos)
- 9 gols
- 3 assistências