O Inter não sabe quando e, se, Leandro Damião voltará a jogar em 2018. Preocupado com as constantes dores nas costas de seu camisa 9, o clube, em comum acordo com o jogador e com o seu empresário, decidiu que o centroavante buscará um especialista em coluna vertebral.
Damião, uma vez mais, está fora de ação por tempo indeterminado devido a uma contratura na região cervical. Somadas as baixas do atleta nesta temporada por causa deste problema, Damião soma quase 90 dias sem jogar ou treinar.
É por isso também que o Inter analisa a situação de Paolo Guerrero. O atacante peruano, que deixará o Flamengo nessa sexta-feira e ficará livre no mercado, entra na mira colorada. O salário de R$ 900 ml mensais assusta, mas a boa relação do jogador com Rodrigo Caetano (seu executivo de futebol nos primeiros tempos de Flamengo) pode colocar o Inter no páreo. O argentino Marco Rubén, que foi sondado pelo Inter, está descartado — por enquanto. O clube passa a procurar um novo atacante.
O mais dramático para Leandro Damião é que esta lesão recorrente ocorre justamente em seus últimos meses de contrato. Em 31 de dezembro, o centroavante não terá mais vínculo de empréstimo com o Inter, nem estará mais sob contrato com o Santos.
Damião estava escalado para a partida da noite dessa segunda-feira contra o Atlético-MG, na Arena Independência, mas acabou vetado até mesmo da viagem ao sentir a contusão antes do treinamento de domingo — a portões fechados. Desde março, quando a lesão se manifestou pela primeira vez, o jogador precisou parar por 60 dias. As dores provocadas pela contratura o deixaram alguns dias de cama.
A partir daí, Damião foi diagnosticado com uma lesão no disco intervertebral, que foi tratada de maneira conservadora, tudo para se evitar uma cirurgia. Desde então, o centroavante tem tido acompanhamento, sendo preservado de alguns treinos, além de manter um constante trabalho de reforço muscular para as costas e de sessões de alongamentos.
Tudo isso vem sendo feito para que tal lesão não acabe evoluindo para uma hérnia de disco, que obrigaria Leandro Damião a enfrentar uma cirurgia para a correção do problema, com chances reais de perder o restante do ano.
Agora, o Inter decidiu não mais esperar pela recuperação do jogador e vai encaminhá-lo para um especialista. nada é descartado neste momento, nem mesmo uma cirurgia. Nos bastidores do Beira-Rio, há o temor que Odair Hellmann não possa mais contar com Leandro Damião em 100% de suas condições neste Brasileirão.
A contratação do uruguaio Jonatan Alvez já foi um primeiro passo neste sentido. O interesse por Marco Rubén e, agora, por Guerrero, evidencia que Damião, mesmo recuperado, poderá ter dificuldades em permanecer no Inter para a próxima temporada.