Adversário do Inter, em jogo-treino hoje no Beira-Rio, o São José entrará em campo com um time bem diferente daquele que disputou o Gauchão até a semifinal — e que perdeu para o Brasil-Pel na decisão por pênaltis.
Da equipe original, até sete jogadores poderão ser desfalques. Alguns já saíram, outros podem deixar o clube nas próximas horas, uma vez que analisam ofertas, e cinco novos atletas foram contratados para a disputa da Série D, a partir do próximo dia 21. Nessa entrevista a ZH, o técnico Rafael Jaques explica as mudanças no São José e a dificuldade para reconstruir o time.
Que São José o Inter enfrentará no Beira-Rio?
Estamos com um time descaracterizado. Perdi meio time. Nesta semana, estamos reformulando o grupo. Perdemos jogadores, outros têm propostas e ainda podem sair, e recebemos cinco reforços. Mas ainda teremos uma equipe em reconstrução, bem diferente do nosso time no Estadual.
Que reforços chegaram?
Contratamos o Romano (lateral-esquerdo do Veranópolis), o Alexandre (meia do Avenida), o Deivity (goleiro do Cruzeiro-RS), Ben Hur (volante do Cruzeiro) e Janderson (atacante do São Paulo-RG). Mas ainda podemos perder o Fábio (goleiro), o Felipe Guedes (volante) e o Clayton (meia). Éverton Alemão também está de saída. Além disso, perdemos o Dudu Mandai, que fraturou o braço contra o Brasil-Pel.
Quantos jogadores você tem no plantel atualmente?
Vinte jogadores de linha, mas quatro deles são garotos da base, mais quatro goleiros. Deixei claro para o Inter que estamos em reformulação, mas não dá pra recusar um contive destes. A questão é que o nosso time ainda pode mudar muito até a estreia na Série D.
O projeto do São José é subir esse ano para a Série C?
Estamos em um grupo difícil na D, com Brusque-SC, Prudentópolis-PR e Mogi Mirim-SP. Na Série D, passam para a fase seguinte os campeões de cada um dos 17 grupos mais os 15 melhores vices. O plano é ajustar o time nesses primeiros jogos e, depois, tentar a vaga aos mata-matas. Se chegarmos lá, vencer a Série D vira um sonho e um desejo para 2018. Como fomos o Campeão do Interior do Gauchão, já estamos com o 2019 garantido, na Série D e na Copa do Brasil. Ainda antes de estrearmos contar o Brusque, dia 21 de abril, faremos outros dois amistosos. Um deles contra o Caxias, que também está na D.