Quanto mais se aproxima o início do Campeonato Gaúcho, mais tenho a convicção de que, para o Internacional, esse torneio deve ser utilizado como a maneira mais eficaz de acertar o time. Odair Hellmann tem a possibilidade de testar todas as possibilidades que levem o Inter a ser competitivo nas competições nacionais que se iniciam ainda no primeiro trimestre.
Por mais importância que possa ter o Gauchão, e reconheço isso, não pode servir como parâmetro para competições de maior nível técnico. Erra quem pensa que vencer a competição é credencial suficiente para se enfrentar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro. Este equívoco já foi cometido diversas vezes.
É claro que o Inter deve disputar o campeonato regional para vencer, até porque é o mínimo que se espera de um grande clube, mas a necessidade principal é usá-lo como forma de achar a melhor formação. E, por consequência, uma mecânica de jogo que possa se mostrar competitiva e vitoriosa.
Dito isso, é legal avançar um pouco. Odair Hellmann sabe que precisa ser conservador num primeiro momento, mas que já começa a contar com bons jogadores, que poderão começar a ser lançados até se chegar a um time titular que seja a referência para o ano de 2018.
Do que precisamos
Na minha opinião, o elenco ainda carece de um bom zagueiro, do tipo que se incorpore ao grupo e possa ser aproveitado imediatamente no time titular.
Fora isso, o Inter parece bem servido de jogadores, e Odair está suficientemente abastecido para começar a conceber um bom esquema e um time vitorioso.