Desde maio, o Ceará só se preocupa com a Série B do Campeonato Brasileiro. O time sonha em voltar a elite do futebol nacional depois de sete anos (a última aparição no Brasileirão foi em 2011). E parece estar bem próximo. Restando sete rodadas, a projeção atual é de que com três vitórias o acesso estará virtualmente garantido.
Campanha na Série B 2017
4.º com 55 pontos
31 jogos com 16 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.
Gols: 39x28
=> tem 10 rodadas no G-4, sendo as últimas quatro consecutivamente.
Gols: Elton (7), Arthur e Lima (4), Rafael Carioca, Leandro Carvalho, Pedro Ken e Roberto (3), Ricardinho, Pio e Valdo (2), Richardson, Felipe Menezes, Cafu, Luiz Otávio, Rafael Pereira e Magno Alves (1).
Fora de Fortaleza
2.º melhor visitante com 24 pontos em 15 jogos.
7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.
-> venceu Náutico (2x0) em São Lourenço da Mata-PE;
-> venceu Brasil (3x2) em Pelotas-RS;
-> venceu Figueirense (2x0) em Florianópolis-SC;
-> venceu Paysandu (2x1) em Belém-PA;
-> venceu ABC (1x0) em Natal-RN;
-> venceu Luverdense (1x0) em Lucas do Rio Verde-MT;
-> venceu Oeste (1x0) em Barueri.
Na temporada, o Ceará venceu o Campeonato Cearense em cima do Ferroviário. Mas foi mal na Primeira Liga, onde caiu na primeira fase, e muito mal na Copa do Brasil onde acabou eliminado na primeira fase pelo Boavista, do Rio de Janeiro.
Números em 2017
51 jogos com 28 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Gols: 65x37
-> campeão cearense sobre o Ferroviário, pela 44.ª vez;
-> eliminado na primeira fase da Primeira Liga;
-> eliminado na primeira fase da Copa do Brasil;
-> atual 4.º colocado na Série B com 55 pontos.
Principais artilheiros do ano
Magno Alves (9) e Elton (7)
Fora de Fortaleza no ano
22 jogos com 9 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Gols: 23x21
Troca de Técnicos
A temporada começou com Gilmar Dal Pozzo no comando técnico. Anunciado ainda em dezembro do ano passado, o catarinense que fez carreira no Rio Grande do Sul, não teve vida fácil em Fortaleza. Foram apenas nove partidas com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Acabou demitido após a precoce eliminação para o Boavista-RJ em Saquarema na primeira fase da Copa do Brasil. Na volta para Fortaleza, foi hostilizado por torcedores no aeroporto, durante o desembarque da delegação. Saiu com 62,9% de aproveitamento.
Para o lugar dele, o experiente Givanildo de Oliveira foi contratado. Durou quatro meses no cargo com nove vitórias, seis empates e três derrotas. Saiu depois de empatar em casa com o Luverdense (1x1) no dia 16 de junho. Deixou o clube com 61,1% de aproveitamento.
O atual técnico, Marcelo Chamusca, está no cargo desde 21 de junho. Nestes quatro meses, fez 22 jogos com 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Colocou o time entre os quatro primeiros da Série B e aparece com 65,1% de aproveitamento.
O Ceará ainda contou com o interino Daniel Azambuja em duas partidas na temporada. Entre Dal Pozzo e Givanildo e entre este e Chamusca. Venceu uma e empatou outra.
Primeiro Turno
No dia 11 de julho, em Fortaleza, no Castelão, o Inter não tomou conhecimento do Ceará e venceu por 2 a 0, gols de Willian Potker e Nico López. O placar foi construído logo no início do primeiro tempo.
Ficha técnica - Ceará 0x2 Internacional
Data: 11 de julho de 2017
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza-CE.
Gols: Willian Potker e Nico López.
Árbitro: Leandro Marinho (SP).
Renda e público: R$ 417.920,00 para 21.522 pagantes
Ceará (0): Éverson, T. Cametá, R. Pereira, L. Otávio e R. Carioca; Raul (Elton), Richardson, P. Ken (Lelê) e Ricardinho; Roberto (Cafu) e M. Alves. Técnico: Marcelo Chamusca.
Internacional (2): D. Fernandes, C. Winck, Klaus, V. Cuesta e Uendel; R. Dourado, Edenílson, F. Gutiérrez (Fabinho) e D'Alessandro (Juan); W. Potker e N. López (Diego). Técnico: Guto Ferreira.