Que Guto Ferreira está sob pressão e os dois jogos são decisivos para sua continuidade no Inter até os dirigentes já admitem. Por isso, a partida desta terça à noite, contra o Oeste, pela 17ª rodada da Série B, terá uma carga especial para técnico, jogadores, direção e torcida. Se vencer, o Inter passa pelo menos três dias no G-4 – e se a vitória for por três ou mais gols, sobe para a terceira posição. Mas um resultado negativo praticamente confirmará a equipe fora da zona de classificação à Série A ao final do primeiro turno. Assim, o treinador precisa que alguns fatores ocorram para poder ter um pouco de paz em seu trabalho.
Leia mais:
Damião é apresentado: "Estava bem no Flamengo, mas quero ajudar o Inter a sair desta situação"
Camilo projeta parceria com D'Ale no Inter: "Venho para aprender, somar e também para ajudá-lo"
Inter x Oeste: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
– Estamos sempre trabalhando nessa corda bamba. É a vida do treinador, especialmente no Brasileiro – reconhece Guto Ferreira, que não terá três jogadores, Victor Cuesta, Cláudio Winck e Rodrigo Dourado, todos suspensos.
1 – Goleada
Vencer por três gols ou mais coloca, momentaneamente, o Inter na terceira colocação da Série B, posição que não ocupa desde a sexta rodada, quando venceu o Náutico por 4 a 2. A volta ao G-4 ajudaria Guto Ferreira a respirar pelo menos até sexta-feira, quando será retomada a 17ª rodada. Então, precisará secar Juventude (recebe o América-MG), Vila Nova (visita o Figueirense) e CRB (visita o Goiás).
– Se conseguíssemos ter duas, três vitórias, teria ingressado há tempos no G-4. Não vejo como correta a mudança de treinadores. Temos obrigação de evoluir nos dois jogos em casa para sair no jogo fora e terminar o turno no G-4 – analisou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo.
2 – Desempenho
Ganhar como foi contra Náutico, Figueirense e Luverdense pode ser insuficiente para manter Guto Ferreira. As vitórias, no fim das contas, mascararam maus desempenhos. A direção, mesmo, mencionou o assunto:
– O desempenho está muito aquém do que o grupo tem capacidade de dar – disse o presidente Marcelo Medeiros após a derrota por 2 a 1 para o Vila Nova.
Roberto Melo foi no mesmo sentido:
– A equipe não consegue engrenar porque não consegue jogar bem. Não estamos fazendo por merecer. Não conseguimos ter regularidade para engrenar. O Inter realmente não está conseguindo essa sequência. O principal foi a reformulação, e a mudança da comissão não surtiu efeito. Está demorando – comentou Roberto Melo.
3 – Promoção
Para motivar a torcida, a direção fez uma promoção de ingressos. Quem for em Inter x Oeste terá acesso gratuito para Inter x Goiás, na próxima terça, 1º de agosto. Os sócios que garantirem presença no primeiro jogo terão suas carteiras habilitadas automaticamente para o segundo. Apenas sócios que precisam fazer check-in precisarão clicar nas duas partidas. Com a iniciativa, o clube pretende sensibilizar ao menos 30 mil colorados no confronto desta noite. Assim, uma vitória combinada ao bom desempenho pode até aumentar o público na outra semana e dar fôlego ao treinador.
4 – Crescimentos individuais
Algumas das principais contratações do Inter na temporada ainda não deram o resultado esperado. Um dos casos é Felipe Gutiérrez, da seleção chilena. Depois de finalmente ganhar sequência na equipe, o volante segue devendo uma atuação mais destacada. Outro estrangeiro que perdeu espaço é Nico López. O goleador da equipe na Série B perdeu lugar no time para Diego na última partida. Assim, Guto Ferreira precisará que suas apostas – Diego, Charles e Danilo Silva, todos prováveis titulares hoje – consigam apresentar a resposta que o Inter precisa.
Se isso ocorrer, terá tempo para entrosar os novos reforços, Leandro Damião e Camilo, que foram apresentados nesta segunda-feira.
– Com as chegadas, que suprem algumas carências que a gente tinha, Guto Ferreira terá condições de treinar a equipe – finalizou Roberto Melo.
Acompanhe o Inter no Colorado Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
* ZHESPORTES