Com a suspensão de Ernando para a partida contra o Botafogo, a zaga do Inter terá a manutenção de Eduardo, desta vez ao lado de Paulão. Desde seu retorno do Náutico, será a primeira vez que o jogador de 20 anos disputará dois jogos seguidos pelo time gaúcho.
Mesmo sendo jovem, a avaliação sobre o zagueiro é positiva sobre sua maturidade. Para isso, contribui o fato de ser pai. O próprio técnico Celso Roth comentou sobre isso em entrevista a ZH, classificando-o como um "jovem adulto".
Leia mais
Cruzeiro vence a Ponte Preta, e Inter retorna à zona de rebaixamento
Treino do Inter tem voltas de Fabinho e Ariel e conversa informal de Celso Roth com a imprensa
Quem são os jogadores da base do Inter promovidos por Celso Roth
A visão é corroborada por outro treinador que conhece bem o zagueiro. Alexandre Gallo comandou Eduardo no Náutico, no período em que esteve emprestado, e também nas seleções de base.
– Ele tem uma personalidade madura, formada. Ser pai ajuda nisso também – analisa.
O único porém do filho pequeno é que justamente agora em que conseguiria dormir, com a sequência de duas vitórias, o menino chora à noite, brincou Eduardo na coletiva concedida no sábado. Na entrevista, também demonstrou ansiedade com a situação, mas otimismo com o apoio da arquibancada:
– Sou colorado desde pequeno. O que a torcida vem fazendo me ajuda. Nós sabemos que estão abraçados com a gente.
Mas além da questão psicológica, é a qualidade dentro de campo que tem dado respaldo à sequência do jogador. Desde sua volta ao Inter, não sucumbiu à pressão. E não foram poucas provações.
Sua estreia, por exemplo, foi contra a Chapecoense, fora de casa, e na lateral direita. Depois, precisou substituir Paulão já aos quatro minutos na suada vitória de 2 a 1 sobre o Santos. Seus outros jogos foram contra Atlético-PR, Fortaleza e Santos, todos longe de Porto Alegre, e na última quinta-feira, contra o Coritiba, no Beira-Rio. Em nenhum deles comprometeu. E jogou dos dois lados da defesa.
– Diria que essa é uma de suas principais virtudes, a versatilidade. Adapta-se muito bem aos dois lados da defesa, pode até quebrar galho na lateral. Isso se dá porque tem velocidade, raramente é batido e consegue se recuperar se for – elogia Gallo.
É com essa versatilidade que Eduardo tenta se manter no time:
– Se a oportunidade chegar, tenho que aproveitar. Como tenho a chance agora, tento dar meu melhor, espero conseguir agradar o técnico com minhas atitudes dentro de campo.
A partir desta sequência, o "jovem adulto" poderá iniciar uma trajetória mais sólida e que alcance as expectativas criadas por Gallo:
– Mantendo esta humildade e esta dedicação, tem tudo para se tornar um zagueiro de grande time da Europa.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
Android
*ZHESPORTES