Colorados, atenção. O perigo de rebaixamento é real e (quase) imediato. Com o ingresso oficial do Inter no Z-4, é hora de fazer contas. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Inter tem 51% de risco de pela primeira vez em seus 107 anos jogar a Série B. Ou seja, hoje, o risco é maior de ser rebaixado do que o de assegurar um dos grandes patrimônios do clube: a primeira divisão.
Depois de liderar o Brasileirão, o Inter de Argel-Falcão-Roth despencou na tabela com a falta de vitórias há 14 jogos ou 73 dias. Atrás do Inter (17° colocado), habitués da zona de rebaixamento: Figueirense, Santa Cruz e América-MG. Conforme os cálculos de Tristão, os mineiros estão virtualmente rebaixados, com 99% de chances de cair. Os pernambucanos estão com 85% dos pés na B, enquanto que os catarinenses têm 37% de chances de cair – o percentual é menor que o do Inter porque o Figueirense tem um jogo a menos, que será disputado neste sábado, contra o Fluminense, no Rio. No momento, o número mágico para escapar do fantasma da B é 46. Com essa pontuação, em tese, qualquer clube conseguirá manter a dignidade da primeira divisão.
Leia mais
Inter deve preservar jogadores e apostar em Nico López contra o Fortaleza
Árbitro relata reclamação de dirigente do Sport por pênalti a favor do Inter: "Deveria ter vergonha"
Inter está a um jogo de igualar maior sequência sem vitórias da história dos pontos corridos
Mas os times que estão à frente do Inter é que causam maior temor. Todos têm menos chances de descenso que o Inter. O Coritiba soma 25%, seguido por Vitória com 30%, Cruzeiro com 23%, Botafogo com 8% (e dois jogos a menos, um esta noite, em Curitiba, contra o Atlético-PR e o outro neste domingo, em casa, contra o Grêmio), Sport com 16%, São Paulo, com 14%, Chapecoense com 7%, Atlético-PR com 3% (e um jogo a menos) e o Fluminense com 2% (e um jogo a menos).
Dentro dessa grave situação, um alento aos colorados (ou não): por enquanto, o Inter depende apenas de si para se manter na Série A e não ter de tentar o inédito título da Segundona em 2017. Dos adversários diretos ao rebaixamento, somente Chapecoense, São Paulo e Sport não jogarão mais contra o clube. Todos os demais, terão confronto direto contra o time de Celso Roth.
O Inter receberá no Beira-Rio Santa Cruz, Coritiba, Figueirense, Cruzeiro e Vitória. Precisará sair para jogar contra América-MG, Botafogo e Fluminense. Além disso, os colorados poderão contar com a ajuda do eterno rival. Já neste domingo, o Grêmio jogará contra o Botafogo (duas vezes). Com pretensões de título e de Libertadores, os tricolores ainda terão pela frente Coritiba, Fluminense, Chapecoense, Cruzeiro, Vitória, Figueirense Sport, São Paulo, América-MG, Santa Cruz e Botafogo (aqui, válido pelo returno).
Raio-X do mata-mata do Z-4
Os resultados do Inter contra os seus rivais ao descenso (aproveitamento de apenas 33,3%):
Inter 0x0 Chapecoense
São Paulo 1x2 Inter
Inter 1x0 Sport
Vitória 1x0 Inter
Inter 3x1 América-MG
Figueirense 3x2 Inter
Coritiba 1x1 Inter
Inter 2x3 Botafogo
Santa Cruz 1x0 Inter
Cruzeiro 4x2 Inter
Inter 2x2 Fluminense
Chapecoense 1x0 Inter
Inter 1x1 São Paulo
Sport 1x1 Inter
Os jogos que ainda restam para o Inter no Brasileirão:
8/9 – Inter x Santos
11/9 – Atlético-PR x Inter
15/9 – Inter x Vitória
19/9 – América-MG x Inter
25/9 – Atlético-MG x Inter
1/10 – Inter x Figueirense
5/10 – Inter x Coritiba
12/10 – Botafogo x Inter
16/10 – Inter x Flamengo
23/10 – Grêmio x Inter
29/10 – Inter x Santa Cruz
6/11 – Palmeiras x Inter
16/10 – Inter x Ponte Preta
20/11 – Corinthians x Inter
27/11 – Inter x Cruzeiro
4/12 – Fluminense x Inter
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
* ZHESPORTES