Será uma surpresa se Argel tiver algum dos jogadores já contratados para enfrentar o Coritiba, na quinta-feira. Os quatro reforços confirmados – Seijas, Ariel, Brenner e Leandro Almeida – não devem ser usados por Argel na partida das 21h30min, que vale pela 10ª rodada do Brasileirão. Os três primeiros, por problemas contratuais. O último, por questões físicas.
Leandro Almeida trabalhou em separado. Inicialmente, chegou a participar do treino regenerativo com os titulares do jogo contra o Figueirense. Mas, depois, correu sozinho, enquanto os reservas trabalharam com bola sob o comando do auxiliar Odair Hellmann – Argel participou ontem do programa Bem, Amigos, do SporTV. O zagueiro, contratado recentemente do Palmeiras, poderia ser o eventual substituto de Paulão, lesionado, mas a defasagem física deve deixá-lo de fora.
Leia mais:
Reserva de Tite no Corinthians, Danilo Fernandes afirma sonhar com vaga na Seleção
Inter detecta defasagem física em Leandro Almeida, e Alan Costa vira alternativa principal da defesa
Alex lança projeto social e terá sessão de autógrafos nesta terça
Sobre os outros três jogadores, a burocracia é um impeditivo. Brenner, apesar de ainda não ter sido apresentado, é quem tem chances maiores de estar em campo no Paraná. Ao menos na teoria. Recuperado de lesão, o atacante só precisa ter seu nome publicado no BID para ficar à disposição. Ele já treina com o grupo principal e faz trabalhos normais. Mesmo assim, ainda não foi apresentado pelo clube.
O caso de Seijas é um pouco mais complexo. O meia esteve em Porto Alegre e adiantou parte dos documentos que precisaria para trabalhar no Brasil – CPF, carteira de trabalho e visto. Porém, como precisou se juntar à seleção venezuelana na Copa América, não conseguiu finalizar os processos. Assim, viajou de Boston para Bogotá (sede do seu ex-time, o Santa Fe) para emitir os papéis na embaixada brasileira.
Com tudo em mãos – e com a janela de transferências abertas desde ontem –, precisará que todas as partes envolvidas (clubes, federações, confederações e Fifa) trabalhem em conjunto para agilizar o acerto. A tendência, portanto, é de que fique de fora da partida de quinta-feira, podendo ser escalado ao menos para domingo, quando o Inter enfrenta o Botafogo no Beira-Rio.
– O TMS (sigla em inglês para sistema de transferências da Fifa) é quem libera transações internacionais, que chegam à Federação e são repassadas à CBF. Até o momento, não recebemos documentação de nenhum jogador do Inter – comenta a coordenadora do setor de registro da FGF, Giovana Milech.
Ariel pode demorar ainda mais. O jogador foi vendido do Pachuca-MEX para o Portland Timbers-EUA e necessitaria aguardar a abertura da janela de transferências dos EUA, marcada para 4 de julho. O Inter estuda ações que possam reduzir este prazo.
– Estamos trabalhando para que todos estejam à disposição do Argel o mais rápido possível – diz o vice de futebol do Inter, Carlos Pellegrini.
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES