Mais uma vez, Eduardo Sasha retorna ao grupo do Inter após uma cirurgia no tornozelo. Foram 27 dias longe dos gramados em função de uma intervenção cirúrgica para uma espécie de limpeza óssea no pé direito. Sasha sofre de um mal popularmente conhecido como "tornozelo do jogador de futebol", quando pequenas partículas ósseas se formam na tíbia e no tálus – dois dos ossos do pé –, e, com o atrito, causam dor, inchaço e dificuldade nos movimentos nos calcanhares.
A última partida de Sasha na temporada havia sido no dia 9 de setembro, na vitória do Inter diante do Palmeiras, pelo Brasileirão. As dores sentidas pelo camisa 9, contudo, já vinham de muito mais tempo. Ainda pelo Gauchão, um pisão em uma disputa de bola lhe tirou da partida contra o Ypiranga. Veio o confronto contra o Santa Fe, pela Libertadores, um mês depois, e um novo choque fez com que o atacante tivesse de deixar a partida. Com a parada na competição internacional, uma artroscopia foi feita. E Sasha conseguiu entrar em campo contra o Tigres, 60 dias depois de estar na mesa de cirurgia.
"É remota, mas existe", diz médico sobre Sasha não jogar em 2015
– A artroscopia foi bem-sucedida. Acontece que quando se retira essas partículas no pé, pode gerar um processo inflamatório naquela região. O que foi feito agora? Uma complementação do procedimento feito antes da Libertadores. Retiramos os esporões ósseos que se formaram e, ao que tudo indica, ele está em um processo de recuperação muito bom – explica o médico do Inter, Carlos Poisl.
O drama de Eduardo Sasha: três cirurgias em menos de um ano
Eduardo Sasha ainda está sob a tutela do coordenador de preparação física Élio Carravetta. O processo de retreinamento será feito até o dia 30, quando, enfim, o jogador será liberado para o técnico Argel Fucks. Não quer dizer que Sasha não treinará com os companheiros – como ocorreu na manhã desta terça-feira, na movimentação realizada no Parque Gigante. Ainda não é possível prever sua volta aos gramados. O mais correto é que seja a Ponte Preta, dia 7 de novembro, mas não está descartado que Sasha integre o grupo que viaja ao centro-oeste para enfrentar o Goiás, no Serra Dourada, uma semana antes.
– Sasha fez um trabalho fisioterápico muito bom, com reforço muscular, exercícios para a mecânica dos movimentos, e o trabalho cadiorespiratório. Na segunda ele esteve no CT em turno integral. Hoje, esteve com o grupo e, depois, comigo. Amanhã trabalha mais uma vez em turno integral. Na quinta vou ter uma noção da resposta dele aos estímulos. Então poderemos prever um retorno do Sasha aos gramados – resume Carravetta.
Sasha é submetido a cirurgia e desfalca o Inter por pelo menos 30 dias
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES