A paixão pelo futebol é movida por simbolismos. Quanto vale a taça do Campeonato Gaúcho? O que representa a vitória sobre o maior rival? Mais uma vez, está em jogo o título de Gauchão em uma disputa direta com o Grêmio.
Não há como esconder o fato de que, para os dirigentes adversários, para os torcedores adversários, para os jogadores adversários, para o técnico adversário, o título estadual vale mais. O que já foi cafezinho no passado nem tão distante se transformou em farto banquete para os tricolores.
Como já foi dito por Marcelo Grohe, o Gauchão é a Copa do Mundo do Grêmio nesse primeiro semestre. Então o Inter tem de estar preparado para enfrentar uma Copa do Mundo nos dois próximos domingos. Marcado com o 7 a 1 para sempre na paleta, Felipão fará de tudo para levar na marra o troféu para o Humaitá.
Já estamos testemunhando uma das mais fortes campanhas de condicionamento da arbitragem dos últimos tempos. Mesmo que existentes, pênaltis a favor do Inter tornam-se peças de escândalos do apito. Já vi árbitro ser execrado por erros crassos, jamais por acertos.
Embora o foco colorado esteja voltado para a Libertadores e os difíceis confrontos com o Atlético-MG nos dias 6 e 13 de maio, o Gauchão vale muito para o Inter também. Enumero pelo menos quatro motivos:
1°) Perder para o Grêmio é doloroso. Um revés em clássico sempre abala a autoestima do time e da torcida. Jamais subestime os efeitos perversos da flauta.
2°) A vitória nos Gre-Nais garante ao menos uma taça em 2015. Pior do que ganhar só Gauchão é não ganhar nem Gauchão. Se tem dúvidas, pergunte para o seu amigo gremista ao lado.
3°) Não será o fim do mundo se o Inter levar a pior na decisão. Deixamos escapar os títulos estaduais em 2006 e 2010, temporadas em que levantamos taças muito mais importantes pouco depois. Mas o título gaúcho dará mais respaldo ao bom trabalho de Aguirre. Como não muitos colorados não cansam de repetir, vamos deixar o homem trabalhar com mais tranquilidade.
4°) Não é nada, não é nada, a conquista do Gauchão representará a primeira volta olímpica do novo Beira-Rio. Lembram dos simbolismos do futebol aos quais me referi no início do texto? Não vamos dar esse gostinho para eles, né?
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES